A Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social, Projetos Estruturante e Regularização Fundiária (Seharpe) realizou na manhã desta sexta-feira (30) a transferência das primeiras famílias da Comunidade do Maruim para novas casas no bairro das Quintas, zona Oeste de Natal.

A rua Crézio Bezerra é o novo endereço de cinco famílias, com cerca de 20 pessoas, que moravam em barracos na comunidade do Maruim. As casas foram adquiridas pela Prefeitura do Natal em parceria com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 23 mil cada.

O titular da Seharpe ainda informou que na próxima semana as outras seis famílias serão transferidas para o novo endereço. “Essas famílias residirão agora em residências apropriadas, reformadas, em um bairro com estrutura e recebendo todo o apoio e orientação da Prefeitura”, declarou Francisco Canindé Fernandes.

As residências têm padrão de terraço frontal, sala, dois quartos, cozinha, banheiro social, área de serviço e quintal. As casas receberam o acabamento da pintura, além da revisão hidráulica e elétrica para acomodar as primeiras 11 famílias beneficiadas.

A dona de casa Kelly Cabral de 31 anos que mora com o marido e mais cinco filhos pequenos comemorou a nova moradia. “É tudo diferente do Maruim. Lá nós morávamos em um barraco de apenas um vão. Agora temos uma casa com todos os ambientes para acomodar melhor a minha família. Agora é vida nova”, disse Kelly Cabral.

Sobre o projeto

A primeira etapa do Projeto Maruim contemplará 155 famílias da comunidade que vivem em moradias precárias. Com um formato democrático e inovador na área de habitação, o projeto permite que, pela primeira vez, as famílias escolham o local para onde serão transferidas, dando preferência para áreas onde já existe infraestrutura básica. No processo de mudança, a Prefeitura do Natal ainda entregará todos os imóveis com a regularização fundiária.