A Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) vem contribuindo de forma incisiva para os resultados positivos de empregos formais em Natal e no Rio Grande do Norte, segundo os recentes dados registrados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com os dados do Caged, em março de 2010 foram gerados 1.200 empregos celetistas no Rio Grande do Norte, correspondendo à elevação de 0,34% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior.

Em termos absolutos e relativos, esse desempenho é o melhor de toda a série histórica do Caged para o período. Tal resultado decorreu principalmente do desempenho positivo nos setores da Construção Civil (+1.365 postos) e Serviços (+1.014 postos). Nos últimos 12 meses, verificou-se também o acréscimo de 4,85% no nível de emprego ou mais de 16.233 postos de trabalho.

Especificamente em Natal, o cadastro avaliou um saldo positivo nos empregos formais de 2.236 postos de trabalho: 8.613 pessoas que tiveram a carteira assinada e 6.377 foram demitidas.

“A população está participando cada vez mais dos nossos cursos de qualificação profissional, e o resultado disso são pessoas mais capacitadas para assumir os postos de trabalho. As estatísticas se mostram cada vez mais positivas em relação aos empregos formais em Natal. Conseguimos colocar no mercado de trabalho, de janeiro a março de 2010, mais de 370 pessoas com carteira assinada”, declara o titular da Semtas, Alcedo Borges.

De acordo com a chefe do Departamento de Qualificação Profissional da Semtas, Socorro Costa, o resultado da pesquisa reflete as ações e projetos da secretaria para que o cidadão consiga ingressar no mercado de trabalho, principalmente na área de serviços. “O departamento está focando investimentos na área do trabalho e oferecendo cursos de qualificação nas áreas de Artesanato, Serviços e Idiomas, que se realizam nas Casas dos Ofícios e nos Centros Públicos. Mais de duas mil pessoas já se qualificaram de janeiro a março deste ano”, informou Socorro Costa.