As alunas do curso de manicure e unhas decorativas da Casa dos Ofícios da zona Oeste realizam hoje (28) uma ação de higiene dos pés e das mãos de 18 crianças, de seis a 12 anos, abrigadas na Casa de Passagem II. A ação tem como objetivo orientar os abrigados sobre os cuidados adequados na higienização das unhas para garantir mais qualidade de vida, longe de doenças. Os conhecimentos das alunas voluntárias foram adquiridos através de aulas práticas de qualificação profissional em curso gratuito oferecido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). O curso das manicures começou no dia quatro deste mês com previsão de término em 12 de maio.


Para a coordenadora da Casa dos Ofícios, Anne Elizabeth de Sá Dantas essa é uma excelente oportunidade de unir a teoria com a prática de forma a contribuir ainda com a questão social. “Essa ação é importante porque estamos tirando as alunas da sala de aula para que elas possam ir até a Casa de Passagem participarem de uma ação educativa e social, aliada com a prática profissional. Também é uma forma de transmitir carinho e aumentar a auto-estima das crianças através do trabalho do corte de cabelo e do tratamento das unhas”, afirma a coordenadora.


A Casa dos Ofícios da zona Oeste já realizou outras ações na Casa de Passagem II. Na última terça (13), e no mês de janeiro, as crianças foram beneficiadas com ação de corte de cabelo e escova, realizada pelas alunas do curso de corte de cabelo.


Sobre a Casa dos Ofícios


As Casas de Ofícios oferecem cursos de qualificação profissional escolhidos de acordo com a demanda e as necessidades de cada comunidade. Os cidadãos indicam as áreas dos cursos mais interessantes para serem realizados em seu bairro, e a Semtas investe em profissionais e material para capacitação. São três Casas de Ofícios em Natal: zona Norte, Oeste e Cidade Nova, que no período de um ano já qualificou mais de três mil pessoas.