O trabalho da administração municipal que visa a aumentar a camada verde da cidade chega à comunidade escolar. Na manhã desta quinta-feira, 8 de abril, 29 novas árvores foram plantadas na Escola Municipal Almerinda Bezerra Furtado, localizada no bairro dos Guarapes. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), orientou o plantio na área interna e externa da escola, que desde a sua construção, há 12 anos nunca houve investimento em arborização.

Segundo a diretora da escola, Gildenes Farias de Oliveira, o plantio vem somar ao projeto “Amigos da Natureza”, desenvolvido pela escola desde 2008. “No principio trabalhamos a importância da preservação das dunas e mangues, depois a coleta seletiva e a limpeza na escola. Agora sentimos falta da arborização e a Semurb nos atendeu”.

O secretário adjunto de Gestão Ambiental, Ariosto Costa, fez a entrega de um Termo de Compromisso para manter e cuidar das espécies que foram plantadas. “No próximo ano vamos retornar para ver como elas estão”, disse ele. O termo admite uma perda de 5 por cento do total plantado.

As crianças participaram do plantio e assumiram o compromisso de cuidar das árvores dentro e fora da escola. O resultado só será sentido daqui a uns cinco, quando as espécies entram na fase adulta e irão colaborar com a sombra e melhoria da qualidade do clima na escola, ressaltou Ariosto Costa.