Incentivar a prática de atividades físicas, a alimentação saudável e a busca por uma maior qualidade de vida. Estes são os objetivos da I Semana de Promoção à Saúde promovida pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Integrado ao movimento mundial “1000 cidades, 1000 vidas”, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o município realizará até o próximo domingo (11) uma série de atividades promotoras do bem-estar da população e de prevenção a doenças. Para marcar o início da Semana e celebrar o Dia Mundial da Saúde, o Centro Clínico Dr. José Carlos Passos, no bairro da Ribeira, promoveu durante a manhã desta quarta-feira (07) atividades físicas e mentais voltadas para a população e funcionários. Nesta quinta-feira (08), as atividades se concentrarão hoje na unidade de Neópolis.

Durante o evento, foram oferecidas aos usuários verificação de pressão arterial, verificação de glicemia, índice de massa corpórea, saúde bucal, escovódromo, distribuição de preservativos, distribuição de leques (H1N1/AIDS), atividades físicas, palestras para idosos, dicas para uma alimentação saudável, apresentação dos enfermeiros luminescentes, Tai Chi Chuan e vacinação da H1N1.

Natal faz parte do movimento global criado para fazer as cidades saudáveis. Segundo a secretária Ana Tânia Sampaio, a Semana de Promoção à Saúde alerta o cidadão para aquisição de hábitos mais benéficos ao corpo e mente. “O sedentarismo é fator causador de doenças. Precisamos reverter o título capital mais sedentária do Brasil e nos tornar exemplo de qualidade de vida. Para isso, as unidades de saúde passarão a promover ações de promoção à saúde, mudando assim o tradicional enfoque no tratamento da doença, para a prevenção dela através da divulgação dos hábitos saudáveis”, disse a secretária.

Dando prosseguimento a programação da Semana, ações de promoção à saúde estarão nesta sexta-feira (09) na unidade da África. No sábado (10/04), será realizado o Dia D da Vacinação da H1N1 em todas as unidades de saúde, destinado aos adultos de 20 a 29 anos, doentes crônicos, gestantes e crianças até dois anos incompletos. Encerrando a programação, no domingo (11/04), as atividades de promoção à saúde ocorrerão na Avenida Itapetinga, dentro do projeto Pedal Livre.