O mar avançou e muitas escadas e rampas foram destruídas com a ação da natureza. Para resolver este problema e melhorar a acessibilidade da praia de Ponta Negra, a Prefeitura do Natal iniciou as obras de recuperação e reconstrução de rampas e escadas do calçadão da orla da praia de Ponta Negra. A obra, orçada em R$ 547.887,24, foi iniciada em fevereiro e esta prevista para ser concluída em 120 dias.

Como o calçadão foi construído no inicio do ano 2000, várias mudanças ocorreram nas normas de acessibilidade, por isso a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) teve que fazer várias adequações para atender a norma vigente (NBR 9050). Na obra estão sendo colocadas nas 34 escadas e 17 rampas corrimão e aplicação do piso tátil ao longo do calçadão na avenida Erivan França até o inicio da Via Costeira, que facilitarão o acesso das pessoas com pouca mobilidade.

Além disso, ainda está sendo corrigida a inclinação das rampas, que hoje é de 8,33%, deixando mais suaves as decidas tanto para cadeirantes como para pessoas que freqüentam a praia. Os batentes das escadas terão em média 17 e 18 centímetros de altura e as fundações também ganharão um reforço para que as novas rampas e escadarias resistam às ressacas marítimas por mais tempo.

O piso será recuperado e a iluminação vai ser aprimorada. A proposta é revitalizar toda a orla tornando-a agradável para que a população desfrute de um local atrativo, com mais segurança e conforto