“A população precisa se conscientizar e não colocar mais lixo e, muito menos, fazer ligações clandestinas nas lagoas de captação da cidade”. O pedido foi feito pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa, em visita na tarde desta quarta-feira (7), na lagoa de captação de águas de chuvas do loteamento José Sarney, no bairro Potengi. A estrutura passa por um processo de limpeza, devido à grande quantidade de vegetação e lixo acumulado.

Segundo o secretário municipal de Obras Públicas e Inferaesterutura (Semopi), Demétrio Torres, o serviço na lagoa de captação do José Sarney ajudará a acabar com os transtornos dos moradores das ruas próximas, como a Votuporanga, que sempre alagava no período chuvoso, inclusive com a água invadindo várias residências. “Faço minhas as palavras da prefeita Micarla de Sousa e peço à população que mantenha sempre limpo o local, deixando-o apenas para a captação das águas de chuvas”, pediu o titular da Semopi.

O alerta da chefe do executivo municipal e do secretário Demétrio Torres se tornam mais contundentes devido à importância da lagoa do José Sarney para drenagem da zona Norte de Natal. “Esta lagoa recebe águas vindas de vários outros pontos da zona Norte da cidade, inclusive do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, que também teve sua população sofrendo com os alagamentos provocados pelas chuvas nos últimos anos”, explicou a prefeita Micarla de Sousa.

Moradores

“Moro aqui na rua Votuporanga, em frente à José Sarney, há dois anos e alcancei o tempo em que a rua ficou totalmente alagada”, lembrou a pedagoga Ana Araújo. A dona de casa Maria das Graças Ferreira de Paiva é outra moradora que passou pelos transtornos. “Minha residência foi uma das que mais sofreram com as inundações. Dentro a água chegou a um metro de altura, danificando móveis e eletrodomésticos”, disse Maria das Graças. As duas moradoras estão otimistas que, com a lagoa, a triste realidade das inundações não volte a ocorrer.

O secretário Demétrio Torres disse ainda que só da José Sarney foram retirados, entre vegetação e lixo, 539 carradas de caminhões. “O acúmulo de dejetos orgânicos, devido ao lixo e aos esgotos clandestinos, provoca a formação da vegetação que se forma na superfície da água”, informou Demétrio Torres.

Este mesmo trabalho de limpeza também será feito nas demais 33 lagoas de captação da cidade, de forma permanente. O Plano Diretor de Drenagem de Natal, segundo o titular da Semopi, já aprovado, dará um destino final aos problemas das lagoas de captação da cidade, com um grande projeto de drenagem para cidade.