A Secretaria de Trabalho e Assistência Social – Semtas - inicia, a partir do dia 12 de abril, o primeiro curso de introdução à informática, intitulado “ABC da Informática”, nas seis unidades de Telecentros Comunitários nos bairros de Lagoa Seca, Neópolis, Cidade Nova, Guarapes, Panatis e Mãe Luiza. O curso tem como objetivo principal familiarizar o usuário que nunca oportunidade de contato com o computador para que ele possa garantir a sua inclusão no mundo digital.

Segundo a coordenadora geral dos Telecentros Comunitários, Jaqueline Ramalho Maia, esse curso gera oportunidade de aprendizado para os usuários. “Esse é um curso que vai ensinar à população a usar o mouse, teclado, ferramentas da internet e os softwares livres, como é o caso do ambiente Linux, Open Office e o Firefox. Isso porque percebemos que 90% de nossos usuários não sabiam utilizar os recursos da Internet, apesar de já conhecerem e já usarem o computador. E os 10% restante dos usuários nunca tinham visto um computador da vida.”, declara a coordenadora.

Nesta primeira fase, o “ABC da Informática” irá beneficiar 440 pessoas e será ministrado pelos seis coordenadores e 17 monitores em cada um dos seis Telecentros Comunitários de Natal. Cada um formará quatro turmas, exceto o dos Bombeiros e dos Guarapes, que terão duas turmas cada. As aulas começam no 12 de abril seguem até 4 de junho. As inscrições estão sendo realizadas nas unidades dos Telecentros até a próxima sexta-feira – dia 9. Os alunos receberão certificados ao final do curso.

Os Telecentros se constituem em espaços públicos providos de computadores conectados à Internet em banda larga, para a realização de atividades, mediante o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tendo como objetivo promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas e reduzir a exclusão social, criando oportunidades para cidadãos. Prioriza o acesso dos adolescentes, jovens, mulheres, pessoas com deficiência e usuários dos programas socioassistenciais.
“Já temos mais de 2.200 pessoas cadastradas somente de fevereiro para cá. Atualmente, contabilizamos 17.607 acessos nos nossos computadores. Diariamente são 530", revela a coordenadora geral dos Telecentros.

Mais cursos

No mês de maio serão abertas inscrições para novas turmas do curso ABC da Informática. “E além deste curso de iniciação à computação, a Semtas, em parceria com o Ministério das Comunicações, prevê ainda o lançamento de 73 cursos pela Internet, colocados à disposição do público nos Telecentros, abrangendo nove áreas de interesse para a inserção no mercado de trabalho. Estes cursos serão orientados pelos instrutores dos Telecentros, que estão equipados com recursos de multimídia para as videoconferências”, ressalta o secretário da SEMTAS, Alcedo Borges.

Saiba onde fica o Telecentro Comunitário mais perto de sua casa:
- Bombeiros – Avenida Alexandrino de Alencar, 908, Lagoa Seca.
- Instituto Norteriograndense de Cidadania – Avenida das Alagoas, 544, Neópolis.
- Oscip - Gente Feliz – Trav. Getúlio Vargas, 452, Cidade Nova.
- CRAS - Guarapes – Rua Novo Guarapes, s/n, Guarapes.
- ProJovem – Avenida Maranguape, 1221, Panatis.
- Oscip Afim – rua João XXIII, 1573, Mãe Luiza.

Para tirar dúvidas ou dar sugestões, o telefone da Coordenação Geral do Telecentro Comunitário é o 3232-9304