Serão realizados atos de conscientização para a problemática da Exploração Sexual Infanto-Juvenil em Natal durante quatro dias.



Representantes de entidades da sociedade civil, de ONGs, do poder público e vereadores se reuniram na manhã desta quarta-feira (7) com uma equipe da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), para organizar um plano de trabalho a ser desenvolvido na cidade, durante o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, data comemorada em 18 de maio.

O encontro ocorreu no auditório da Câmara Municipal do Natal e teve como meta criar e institucionalizar uma rede de parceiros na implementação de uma política social articulada, nos aspectos da concepção e execução, no que se refere à questão social de exploração sexual infanto-juvenil na capital.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Natal, Sérgio Leocádio, participou do encontro e destacou a importância do trabalho social realizado em conjunto.

“A criação de ações para proteger os jovens é muito importante e ganha mais força com a união do poder público e a sociedade”, garantiu.

A coordenadora de Direitos Humanos da Semdes, Patrícia Marinho, apresentou as propostas de ações para o Dia Nacional, que serão desenvolvidos na capital.

“Nossa proposta é executarmos quatro dias de ações de conscientização e mobilizações em prol desse tema e pensando em conjunto com a sociedade no bem-estar das nossas crianças e jovens”, declarou.

Na próxima quarta-feira (14), será realizada nova reunião para a formação dos grupos de trabalho.

Ações

Entre as ações propostas pela Prefeitura, através da Semdes, para a data alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, estão sendo debatidas:

Dia 15 de maio: Abertura da data comemorativa com uma mobilização em locais públicos, como shoppings e hotéis, com stands, adesivagem e entrega de panfletos;

Dia 16 de maio: Caminhada na orla de Ponta Negra, com a participação de crianças, adolescentes, famílias e organizações;

Dia 17 de maio: Realização do Fórum de Organização para a Rede Social Municipal do “Programa de Parceiros no Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes” e criação do calendário anual de ações a serem desenvolvidas;

Dia 18 de maio: Palestras em escolas da capital.