O prefeito Álvaro Dias foi recebido pela reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva na tarde desta quinta-feira (07) nas instalações do Instituto Metrópole Digital. A visita teve o intuito do prefeito ampliar o conhecimento sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do IMD e tratar sobre a parceria na criação do Parque Tecnológico de Natal.

“Uma das formas de superar esse atraso e diminuir a exploração econômica permanente a que estamos submetidos, é promover a educação”, afirmou o prefeito, referindo-se aos projetos em andamento no IMD e o investimento em tecnologia na cidade de Natal com a instalação do Parque Tecnológico. “Vamos procurar estreitar as parcerias com a universidade, procurar dinamizar a educação e promover o acesso ao conhecimento”, afirmou Álvaro Dias aos professores.

A Prefeitura de Natal tem participação na criação e instalação do Parque Tecnológico de Natal oferecendo incentivos fiscais para as empresas que integrarem o parque. Atualmente, segundo a reitora Ângela Paiva já há 13 empresas credenciadas e aptas a integrarem o projeto. Os incentivos fiscais oferecidos pela Prefeitura para as empresas que se instalarem são em ISS, IPTU, ITIV e licença de localização.

A reitora Ângela Paiva disse que o Parque Tecnológico é da cidade de Natal e a Universidade é uma âncora acadêmica do projeto,e destacou, entre outros pontos, que futuramente, com a instalação de novas empresas, promoverá geração de emprego na cidade.

Segundo o professor e vice-diretor geral do Instituto Metrópole Digital, Adrião Duarte, a estrutura do IMD desde a sua criação em 2009 visava a transformação de Natal em um polo tecnológico com instalação de empresas nessa área. Ele apresentou ao prefeito Álvaro Dias, acompanhado dos secretários Municipal de Governo, Kléber Fernandes, e de Planejamento, Virgínia Ferreira, além dos vereadores Sueldo Medeiros e Robson Carvalho, a estrutura do IMD, seu projetos em andamento e as possibilidades de surgimento de novas empresas na área de tecnologia a partir da Inova Metrópole, incubadora de empresas dentro do IMD.

O prefeito de Natal conheceu ainda o data center do Instituto, sendo um dos maiores armazenadores de dados em nuvem dentro de instituições públicas do Norte e Nordeste.