Foi realizada nesta quinta-feira (07) uma capacitação para multiplicadores do Projeto Minha Horta, cujo objetivo é contribuir para a promoção de práticas sustentáveis na produção de alimento e, consequentemente, a melhora da qualidade de vida da população.

 

O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Informação Educação e Comunicação (NIEC) da Vigilância Sanitária, setor da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e também conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Departamento de Nutrição. A Vigilância Sanitária está buscando sempre integrar o projeto com as unidades de saúde e escolas das regiões.

 

A capacitação de multiplicadores, realizada na Unidade de Estratégia da Saúde da Família de Brasília Teimosa, tem como público alvo os agente comunitários em saúde, que, através do seu contato diário, se tornam um importante elo com a comunidade. A ideia é que os agentes de saúde se tornem multiplicadores em seus territórios.

 

A alimentação saudável é essencial para a prevenção do excesso de peso e obesidade, assim como das doenças como hipertensão e diabetes. Além disso, o Projeto Minha Horta também entende o cultivo como uma terapia ocupacional, que pode auxiliar não apenas na saúde física, mas também no bem estar social e na economia da família.

 

Os responsáveis pelo projeto são João Maria Barbosa, Luzia Inês Dantas da Silva, Donisaria Fernandes e Ana Cristina Barbosa. Sobre as capacitações, Luzia Inês, do NIEC, afirma: “Nós vamos fazer essa capacitação nos cinco distritos diferentes, para atingir a maior quantidade de pessoas possível. Além disso, temos a cartilha de divulgação do projeto”. Segundo o Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco para doenças crônicas não transmissíveis) do Ministério da Saúde, Natal apresenta índices elevados de excesso de peso, obesidade, diabetes e hipertensão.