A Secretaria Municipal de Educação de Natal, em parceria com a Mind Lab Brasil realizou na manhã desta quarta-feira (06), a abertura oficial do Programa MenteInovadora 2018 na Rede Municipal de Ensino. O evento contou com a participação dos professores, gestores, coordenadores e assessores pedagógicos, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

O encontro tem a finalidade de refletir acerca das habilidades emocionais, cognitivas, éticas e sociais, ampliar a visibilidade do Programa divulgando as atividades realizadas em 2017 e conhecer as ações projetadas para 2018, além da entrega de certificações referentes as atividades realizadas no ano passado.

A diretora pedagógica da Mind Lab Brasil, Sandra Garcia, ministrou a palestra com o tema “A importância do desenvolvimento das habilidades emocionais, cognitivas, éticas e sociais na Educação Fundamental, as neurociências e seus impactos na qualidade do processo de ensino e aprendizagem”. Na oportunidade, a diretora pedagógica falou também sobre os benefícios do Programa para a Rede Municipal nestes quatro anos de parceria. “Hoje, é um dia muito especial que iremos celebrar conquistas”.

Para Sandra Garcia, todo o investimento no projeto necessita do empenho dos professores. “O desenvolvimento social, ético e de habilidades cognitivas e aprendizagem dos alunos, dependem dos docentes”. Garcia deu dicas para os educadores colaborarem: “construa bons vínculos, desenvolva a autonomia, estimule o trabalho em grupo, amplie o universo cultural e social e ensine e aprenda de forma prazerosa”.

Durante a programação as professoras Mirela Monteiro (da Escola Municipal Profº Antônio Campos), Milena Fabrini (E. M. Profº Francisco Varela), e a adjunta de Gestão Pedagógica, Judineide Domingos, representando a secretária municipal de Educação, professora Justina Iva, foram chamadas ao palco para receberem os books, referente a participação no evento práticas exitosas – etapa nacional em São Paulo. As docentes fizeram ainda um breve relato dos seus trabalhos.

O encontro contou ainda com a entrega de certificação referente as atividades em 2017. Receberam os certificados os participantes do Curso Mind Lab para gestores; os professores que apresentaram seus projetos no evento Práticas Exitosas no Munícipio de Natal e as 17 escolas participantes do Programa.

Convidados especiais, quatro alunos da Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho que participaram da X Olimpíada de Raciocínio Lógico da Mind Lab, etapa nacional em São Paulo, foram premiados com medalha e certificado de Menção Honrosa, pelo bom desempenho na competição. Os professores destes estudantes, Francisco Canindé e Frankleide Guedes também receberam certificação.

A Professora de Língua Portuguesa, Frankleide Guedes Lima e Silva, afirma que é um orgulho grande para a escola e o município de Natal. Conta que os meninos ficaram felizes com a viagem, pois foi a primeira que fizeram para fora da capital. “Eles estão de parabéns, ficaram em 4º lugar”. Para o diretor pedagógico Adilson Bezerra, o resultado é fruto do trabalho. “Foi uma excelente conquista para a escola”. Já o aluno Geanderson da Silva, de 12 anos, falou que os jogos do Programa são importantes para a sua vida. “Melhora a minha concentração e meu aprendizado. Quanto a viagem falou que foi muito boa.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Judineide Domingos Campos de Souza, parabenizou todos pelo sucesso do Programa MenteInovadora e o empenho demostrado pelos professores, gestores, coordenadores, assessores e alunos para a realização das atividades em destaque. “Desejo sucesso na continuidade e aplicação do Programa na Rede Municipal de Natal. Temos muito o que comemorar e avançar”.

Programa MenteInovadora

O Programa foi adquirido pelo município de Natal em 2014, aplicando a metodologia em seis escolas e em 2018 está presente em 17 unidades de ensino. No primeiro ano do MenteInovadora, foram atendidos quase três mil alunos e 60 professores. Em 2015, foram beneficiados 4.450 alunos
e 80 professores. Em 2016, atendeu 4.750 alunos, de 11 escolas. Em 2017, beneficiou 4.455 estudantes e 100 professores. Este ano, serão atendidos 4.401 alunos e 98 professores, de 17 escolas, com práticas exitosas, curso de gestores e monitoramento nas escolas.

O Programa MenteInovadora é um instrumento pedagógico que tem como principal objetivo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas dos estudantes e da mediação da aprendizagem dos docentes.