A secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realiza na próxima terça-feira (12), o II Seminário do Ribeira em Foco “Concurso Universitário UrbanLab Brasil- Olhos da Ribeira”. O objetivo do evento é apresentar à sociedade o projeto vencedor do concurso urbanístico UrbanLab, promovido pelo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para buscar soluções criativas e ideias inovadoras para os problemas urbanos da América Latina e do Caribe (ALC), com participação de estudantes, professores universitários e jovens profissionais.

 

O seminário acontece das 9h às 16h, no Hall do Terminal de Passageiros de Natal, na Ribeira e conta com a participação de representantes do BID, Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades.  E será dividido em dois momentos: pela manhã das 9h às 12h30, haverá uma reunião entre as entidades promotoras do concurso, os vencedores e as instituições parceiras para avaliar os avanços da proposta vencedora do concurso.

 

Já durante a tarde, das 14h às 16h, haverá a apresentação do projeto ao público em geral pela equipe vencedora, além de uma palestra da consultora sênior em Urbanismo e Desenvolvimento Urbano e Regional, Alejandra Devecchi. Em seguida haverá um fórum para debates.

 

De acordo com a secretaria adjunta de Planejamento Urbanístico e Ambiental da Semurb, Floresia Pessoa, o objetivo do projeto é “unir esforços para que a Ribeira possa dispor de uma melhor estrutura urbana e voltar a atrair a população para conhecer e vivenciar esta área tão especial e histórica da nossa cidade”, comenta.

 

Natal foi a primeira cidade do Brasil escolhida pelo BID para o concurso urbanístico UrbanLab. E o projeto vencedor, “Olhos da Ribeira”, formulado pelos estudantes de arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi o grande vencedor da disputa, que selecionou projetos de todo o Brasil. Entre os finalistas também estavam a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Brasília (UnB). A cerimônia de premiação foi realizada em novembro do ano passado, em Washington (EUA).

 

O projeto “Olhos da Ribeira” elaborado pelos alunos Marcela Farkat, Dmetryus Targino, Nicholas Saraiva, Mariah Oliveira e sob a orientação da professora Ruth Ataíde, centra seu foco na entrada dos pequenos investidores para financiar ações de revitalização para a Ribeira.  

 

A proposta abre a possibilidade dos próprios natalenses serem uma espécie de “sócios” da cidade e propõe abrir caminho para que a população potiguar volte os olhos para o bairro e o rio Potengi como parte de sua identidade. Apoiando-se em três eixos principais: memória, vitalidade e desenvolvimento.

 

Mais informações sobre o II Seminário do Ribeira em Foco “Concurso Universitário UrbanLab Brasil- Olhos da Ribeira” pelo (84) 98807-3816.  As confirmações de presença das instituições e as inscrições para o publico em geral podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/ribeiraemfoco2. As vagas são limitadas.