Com a previsão de chuvas para os próximos dias em Natal e a precipitação registrada na madrugada e manhã desta terça-feira (6), a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), por meio da Coordenação da Defesa Civil está alerta para garantir a segurança da população.

Como medida preventiva, o secretário da Semdes Sérgio Leocádio, reuniu toda a equipe da defesa civil para se precaver de uma possível grande precipitação em Natal. “Entramos em contato com o Corpo de Bombeiros para checar se houve alguma ocorrência relativa à chuva. Mas, nada foi registrado até agora”, informou Leocádio.

Ainda pela manhã uma equipe da Defesa Civil visitou o Passo da Pátria, pois a chuva e a maré alta poderiam acarretar em dificuldades para a comunidade, mas segundo Leocádio “está tudo sob controle”.

Outra equipe também foi designada para vistoriar as lagoas de captação da capital e foi constatado que todas estão em boas condições. O titular da Semdes lembrou que a Prefeitura do Natal já vem trabalhando preventivamente há 40 dias contra os possíveis transtornos das chuvas, através da limpeza das lagoas e galerias.

“Além disso, nós temos um plano emergencial da Defesa Civil, que será posto em prática em caso de necessidade. O plano envolve outras secretarias do município como as Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtas), a de Obras Públicas e Infra-estrutura (Semopi) e a Urbana, assim como entidades como o Corpo de Bombeiros, Exército e Marinha”, informou Sérgio Leocádio.

A Semdes ainda está mantendo contato com a Defesa Civil de outras capitais da Região Nordeste, para levantar informações sobre a possibilidade de temporais em Natal.

“Nas capitais vizinhas não está chovendo o que é um bom sinal para a gente, mas como o clima é instável, por precaução, toda a equipe da Defesa Civil de Natal está alerta para qualquer emergência”, declarou o secretário da Semdes.

Plantão 199

A Defesa Civil disponibiliza o plantão 199 para o cidadão registrar ocorrências de alagamento ou de riscos de desabamento em Natal.

"Assim que recebemos o chamado, vamos ao local verificar a ocorrência. A partir daí, em parceria com o Corpo de Bombeiros, analisamos a necessidade de remoção de famílias ou de interdição de residências. Mas, reforço, até o momento não há nada de grave registrado em Natal", frisou o secretário Sérgio Leocádio.

O titular da Semdes reforçou que o plantão 199 possui identificador de chamadas para evitar trotes, que se constituem crime.