A Escola Municipal Ferreira Itajubá, localizada no bairro de Dix-sept Rosado, recebeu nesta segunda-feira (5) o projeto da Caravana da Saúde Escolar. O colégio é o 20º estabelecimento de ensino público municipal a ser beneficiado pelo programa e o oitavo somente em 2010. Durante três dias, a comunidade escolar terá acesso a atendimentos gratuitos de oftalmologia, otorrinolaringologia e fonoaudiologia, com exames de audição e visão, para os estudantes, e de voz, para os professores.

Em apenas cinco meses de funcionamento, a caravana já atendeu 4.400 estudantes e 986 professores. “Quando é detectada a necessidade, óculos e aparelhos auditivos são doados gratuitamente. Até o momento já foram entregues 775 óculos em sete escolas, doados através de uma parceria com as Óticas Diniz”, informou a coordenadora da Caravana da Saúde Escolar, Valéria Cavalcanti.

A idéia é que todos os estudantes da rede municipal de ensino, cerca de 50 mil, sejam atendidos através da Caravana da Saúde Escolar. “É muito gratificante saber que esse é um dos projetos de maior sucesso de nossa gestão, que até já foi copiada pela prefeitura de outras cidades”, ressaltou a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, que foi recepcionada por centenas de estudantes.

A chefe do executivo municipal natalense disse ainda que um dos grandes objetivos da caravana é melhorar a qualidade da educação pública da cidade do Natal, que está entre as últimas colocadas em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “À medida que alunos passam a enxergar e ouvir bem e os professores a ter uma voz melhor, o aprendizado fica mais eficiente e, em conseqüência, a própria educação como um todo”, destacou Micarla de Sousa.

Já foram detectados, nestes cinco meses de programa, problemas visuais como miopia, astigmatismo, hipermetropia e até glaucoma, além de dificuldades auditivas dos alunos.

Ferreira Itajubá

Segundo o diretor da Escola Municipal Ferreira Itajubá, Ascânio Gilano, serão beneficiados 1.074 alunos nos três turnos, com turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, além de 62 professores. Foi o caso da estudante Iza Marceli, 11, do sexto ano. Ela passou por uma bateria de exames, coordenada por uma equipe de profissionais do Instituto Pedro Cavalcanti, formada por oftalmologistas, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas. “Este projeto só veio nos ajudar. No meu caso, por exemplo, sinto às vezes dificuldade de ler o que está escrito no quadro. Melhorando minha visão vou poder aprender bem melhor”, disse a estudante.

Durante o ano de 2010, a meta é que a Caravana da Saúde Escolar inicie uma nova etapa de ações, percorrendo todas as escolas municipais da capital.