A Caravana da Saúde Escolar começa hoje (05) suas atividades na Escola Ferreira Itajubá, no bairro das Quintas. O projeto vai levar ações educacionais e atendimento médico nas áreas de saúde vocal, visual e auditiva. Os atendimentos começam às 15 horas e a abertura vai contar com a presença da prefeita Micarla de Sousa e da Secretária Ana Tania Sampaio.

A Caravana vai passar três dias na Escola e deve atender mais de 240 estudantes e professores com exames e consultas. Esta é a décima (10ª) escola atendida só este ano pelo projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti que disponibiliza os consultórios móveis e equipe médica.

“Estamos muito contentes pois o projeto está atingindo seus objetivos e temos recebidos muitos elogios por onde a Caravana passa, pois nos esforçamos para realizar o nosso trabalho da melhor forma possível, com planejamento e organização, mas de forma flexível, visando atender realmente às necessidades dos estudantes”, diz a coordenadora operacional da Caravana Carmen Firmino.

Em todos os estudantes são realizados os exames de visão, de otoscopia e de audiometria tonal. A fonouadióloga Marcela Cortes destaca que para diagnóstico de perdas auditivas em crianças abaixo de cinco anos ou que apresentem algum problema neurológico que atrapalhe a compreensão, além da realização da audiometria, todas também são encaminhadas para exames complementares Instituto Pedro Cavalcanti, como o de otoemissões, o de impedanciometria e o Bera, procedimentos objetivos e que não dependerão somente de uma resposta imediata do paciente, fechando com mais precisão o diagnóstico.