Moradores da Zona Leste da cidade participaram, na tarde do último sábado (19), da Plenária Regional  Deliberativa do Orçamento Participativo Natal (OP Natal) 2018, no auditório do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, na Praça Augusto Severo, na Ribeira. A Plenária serve para escolher os delegados e as ações consideradas prioritárias a serem contempladas pelo orçamento municipal do próximo ano.

"A Plenária da Região Administrativa Leste contou com um número maior de participantes do que nos anos anteriores, contabilizando mais de 90 pessoas. Cumprimos com os nossos principais objetivos, ampliando a participação popular, bem como elegendo os novos delegados da Região Leste e, em uma votação democrática e produtiva, a seleção de três ações para constarem como prioritárias no Orçamento Municipal de 2019”, disse Joanna Guerra, secretária Adjunta da Secretaria de Planejamento (SEMPLA), órgão municipal que coordena o OP Natal. Segundo ela, a próxima Plenária Regional  será na  Zona Oeste, no próximo sábado, dia 26, a partir das 14h, no Centro de Referência em Educação (CEMURE), localizado na Av. Coronel Estevam, 3897 - Nossa Senhora de Nazaré.

Na proporção de um delegado para cada cinco participantes, a Plenária da Zona Leste elegeu 14 delegados, que conduzirão o processo junto à Prefeitura do Natal com um mandato válido por um ano, podendo ser reeleitos por mais um. Os delegados eleitos de cada Região participarão, já na quarta etapa do OP, do Fórum de Delegados, onde farão um detalhamento maior das ações priorizadas nas Plenárias, indicando a quantidade de recursos para essas e o local aonde quer que as obras ou os serviços sejam executados. Na Plenária da Zona Leste, foram selecionadas duas ações da área da Habitação ( construção de unidades habitacionais de interesse social e reassentamento de famílias em assentamentos precários no município do Natal) e uma na área da Educação  (construção, reforma e ampliação de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs).

Coordenadora do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Márcia Maria dos Santos não escondia sua alegria por fazer valer as propostas do seu movimento. "Foi muito bom, e a votação foi ótima, pois conseguimos mais uma vitória", disse.  Eleita delegada, a também integrante do MLB, Valéria Patrícia Barros salientou que o OP é "um movimento muito bom para a sociedade, pois quando a gente se une com um objetivo, a gente consegue". Para ela, primeiro que tudo vem a moradia digna, depois a creche e o colégio para a criança poder, sim, aprender a se comunicar com as outras pessoas e ter uma maneira melhor de agir e reagir".

A Zona Leste é composta por doze bairros:  Cidade Alta, Petrópolis, Tirol, Lagoa Seca, Alecrim, Ribeira, Rocas, Barro Vermelho, Santos Reis, Praia do Meio, Areia Preta e Mãe Luíza. A próxima Plenária Regional  Deliberativa do Orçamento Participativo de Natal (OP Natal) 2018 será na  Zona Oeste, no próximo sábado, dia 26. A zona é composta por dez bairros: Quintas, Nordeste, Dix-Sept Rosado, Bom Pastor, Nossa Senhora de Nazaré, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Planalto, Felipe Camarão e Guarapes.

Com periodicidade anual, o Orçamento Participativo é um mecanismo de gestão democrática, que possibilita o poder público compartilhar com a sociedade civil as decisões sobre como e onde investir parte dos recursos públicos municipais. A sua construção se dá até a agosto, quando as sugestões das comunidades serão encaminhas para integrar o Orçamento Municipal do ano seguinte.

A participação popular também pode acontecer de modo virtual. Até o dia 30 de junho está disponível no site da prefeitura (www.natal.gov.br) o formulário do Orçamento Participativo Virtual Natal 2018 para preenchimento, uma oportunidade para quem não pode estar presente nos encontros presenciais participar do processo de execução do OP Natal.