A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo diversas ações voltadas para o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Nesta quinta-feira (17), data em que se comemora o Dia Internacional Contra a Homofobia, as ações acontecem na Unidade Mista de Mãe Luíza e na sexta-feira (18), na Unidade de Saúde das Rocas.Os eventos começaram no último dia 15, com serviços sendo ofertados na Unidade de Saúde de Brasília Teimosa.

Durante os encontros, são realizadas palestra; oficinas; testes rápidos de HIV/Sífilis; orientação a técnica de escovação e saúde bucal; glicemia capilar; consultas médicas e de enfermagem; vacinação; e entrega de preservativos. O objetivo é reforçar ações de promoção à saúde e de conscientização sobre os direitos dessa minoria, promovendo o respeito, a tolerância e o combate ao preconceito, a discriminação e a violência contra a comunidade LGBT.

A Semana de Cidadania LGBT de Natal foi instituída pela Lei 6. 753 /2017, incluindo no calendário oficial do município, sendo comemorado anualmente no mês de maio. A Lei promete trazer ganhos na luta por visibilidade, direitos e respeito da população LGBT da capital potiguar.

A Prefeitura do Natal também tem feito outros eventos durante a semana através das secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Esporte e Lazer (SEL), Educação (SME), Turismo (Setur), Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) e Serviços Urbanos (Semsur).