A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do Setor de Vigilância Epidemiologia, está promovendo, durante esta semana, mais uma edição da Oficina de Capacitação em Sistemas de Informação em Saúde: SINAN NET E SINAN DENGUE ON LINE.

As oficinas tiveram inicio na segunda feira (14), seguindo até a próxima sexta (18), e no Laboratório de Informática do Departamento de Nutrição/Saúde Coletiva da UFRN e estão sendo ministradas pelo Interlocutor Estadual do SINAN/RN, Jose Cirino Neto, técnico da Secretaria Estadual de Saúde.

As oficinas têm por objetivo fortalecer a rede de Unidades Notificadoras do município, capacitando profissionais de saúde para que eles compreendam e adquiram condições necessárias para notificar e operacionalizar os sistemas em questão, no âmbito de trabalho.

De acordo com o interlocutor Municipal do SINAN e Chefe do Núcleo de Agravos de Notificação de Natal, João Igor Miranda, a notificação é de suma importância, pois ela subsidia o planejamento da vigilância epidemiológica. "O nosso objetivo macro é capacitá-los e sensibilizá-los para a importância da notificação, por que essa notificação é um documento onde está oficializado que um determinado paciente está a cometido de uma certa doença, o que nos ajuda a planejar ações”.

Cerca de 30 profissionais das UPA, UBS, Hospitais Públicos e Privados e técnicos dos Distritos Sanitários estão participando da oficina.

Sobre os Sistemas de Informação em Saúde

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net) tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das três esferas de Governo, por meio de uma rede informatizada, para apoiar o processo de investigação e dar subsídios à análise das informações de vigilância epidemiológica das doenças de notificação compulsória.

Desenvolvido para trabalhar em conjunto com o Sinan Net, O Sistema de Informação de Agravos de Notificação online (Sinan Online) tem por objetivo a inserção e disseminação dos dados de agravos de notificação compulsória nas três esferas de governo em tempo real fornecendo dados de forma rápida e íntegra para análise e tomada de decisões. O sistema tem por atribuições a coleta, a transmissão e a disseminação de dados gerados rotineiramente fornecendo informações para análise do perfil da morbidade da população.