A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, nesta semana, através da Coordenação de Saúde Mental, dois eventos em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado oficialmente no dia 18 de maio. O primeiro ocorrerá nesta quarta-feira (16), das 8h às 12h, no Parque das Dunas. Durante a manhã serão realizadas exposições artísticas, assim como apresentações de dança, teatro e música. Na sexta-feira (18), o evento seguirá a mesma programação, durando das 14h às 17h, na Praça Cívica.

Participarão das apresentações usuários, servidores, familiares e outras pessoas envolvidas na luta. Estes momentos estão sendo realizados com o apoio do Movimento Coletivo de Luta Antimanicomial, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Central de Abastecimento do RN S/A, do Hospital Colônia João Machado, dentre outras entidades.

A Luta Antimanicomial é uma pauta nacional desde 1987, quando trabalhadores da saúde se organizaram para promover a ideia de um cuidado mais humanizado para as pessoas com sofrimento mental. A luta antimanicomial combate a ideia de que se deve isolar essas pessoas para tratá-las e defende que todos têm direito à liberdade e a viver em sociedade.

Todos os anos, através do país, várias instituições realizam eventos e ações voltadas para a conscientização da população em relação a importância da pauta. Atualmente, quem mais encabeça o movimento são os profissionais da saúde, os usuários e seus familiares. A intenção é aumentar cada vez mais o alcance desta pauta.