A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Pajuçara, na Zona Norte de Natal, recebeu na manhã desta terça-feira (30), a visita de técnicos do Ministério da Saúde, secretários de saúde dos municípios da região metropolitana e representantes do Ministério Público. O encontro marcou o encerramento da viagem dos profissionais da Coordenadoria Nacional das UPAs, que desde o início da semana estão acompanhando a implantação de 11 unidades no Estado. Em fase de conclusão, a UPA do Pajuçara será a primeira a funcionar no Rio Grande do Norte e foi apontada como modelo para as demais.

Durante reunião, os técnicos apresentaram o projeto da UPA e as mudanças sugeridas, com base nas experiências adquiridas em outros locais do país onde as unidades já estão funcionando. Para a secretária Municipal de Saúde, Ana Tania Sampaio, a reunião serviu para ouvir a equipe técnica do Ministério da Saúde e traçar encaminhamentos que garantam o melhor atendimento à população. “Os técnicos relataram experiências vividas em outros estados que atravancavam o serviço da UPA. Precisamos atender todas as especificações do Ministério da Saúde para atender com resolutividade", disse Ana Tania.

As UPAs são unidades pré-hospitalares criadas com objetivo de diminuir a superlotação nos hospitais. Todas utilizam a classificação de risco, que prioriza a assistência a pacientes mais graves. “A UPA do Pajuçara está totalmente adequada ao projeto do Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde de Natal fez um excelente trabalho, demos orientações na elaboração da planta e agora é só esperar os equipamentos chegarem para abrir as portas”, afirmou a coordenadora nacional das UPAs do Ministério da Saúde, Carla Pinto.

A construção da UPA do Pajuçara foi realizada em parceria com o Governo Federal. Na obra estão sendo aplicados recursos de R$ 2 milhões do Governo Federal e uma contrapartida de R$ 1,5 milhão da Prefeitura do Natal. A administração municipal também está investindo R$ 1,7 milhão na compra de equipamentos. Mais de 300 pessoas serão atendidas por dia na unidade, que será inaugurada no mês de abril.

Serviços

UPAs são serviços pré-hospitalares fixos, específicos para pequenas e médias urgências e emergências, com atendimento em tempo integral. As unidades funcionam 24 horas, durante os sete dias da semana, com consultórios de pediatria e clínica médica, além de laboratório para a realização de exames e salas de raio-X, sutura, medicação e nebulização. As UPAs fazem parte da Política Nacional de Atenção às Urgências, do Governo Federal, que prevê a instalação de 500 dessas unidades em todo o Brasil.