Para comemorar o Dia Mundial da Higienização das Mãos, o Hospital Municipal de Natal (HMN) promoveu, na manhã desta sexta-feira (04), uma ação com os pacientes e profissionais da unidade. 

 

Foram destacados cinco momentos para higienização das mãos – antes de tocar o paciente, antes de realizar o procedimento limpo/asséptico, após risco de exposição a fluidos corporais, após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente – e aspectos concernentes a Luta Contra a Resistência Microbiana. 

 

Em 2018, o tema da Campanha Mundial Salve Vidas: Higienize suas Mãos, estimulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apoiado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é: “ESTÁ EM SUAS MÃOS PREVENIR A SEPSE NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE”.  

 

Dessa forma, segundo Camila Helena Sousa, Diretora de Enfermagem do Hospital Municipal de Natal, a proposta do HMN é incentivar a higienização das mãos promovendo o dia D da higienização com apresentação da 'embolada da higienização das mãos' e a distribuição do álcool gel, além de fornecer aos pacientes e profissionais de saúde informações sobre a importância deste ato a fim de sensibilizar toda a comunidade sobre as medidas preventivas para infecções hospitalares. 

 

O dia 5 de maio foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Dia Mundial de Higiene das Mãos para que os serviços de saúde possam desenvolver ações que reforcem a higiene das mãos na assistência aos pacientes. A lavagem de mãos é uma medida simples, econômica e eficaz na prevenção de doenças e infecções e um importante colaborador para a saúde individual e comunitária.