Natal é um dos destaques do Movimento Internacional Maio Amarelo no Brasil. Monumentos históricos iluminados em amarelo, laços amarelos na frota de ônibus da cidade e painéis com mensagens variadas sobre o tema da campanha, além de diversas ações educativas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana na cidade estão movimentando a campanha que nesta edição foca a ideia de que “Nós somos o trânsito”.

Assim como em 2017, o tema de 2018 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

De acordo com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, os acidentes são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO e idealizador do Movimento Maio Amarelo, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”, ressalta.

E dentro desta perspectiva, a STTU preparou um mês inteiro de atividades. Na semana que vem, por exemplo, as ações serão realizadas de acordo com o cronograma abaixo:

* Segunda-feira (07), às 15h, campanha “Rotatória: a preferência é para quem está girando”, na Av. Floriano Peixoto com a Rua Potengi, Petrópolis;

* Terça-feira (08), 10h, ação sobre Faixa de Pedestre no colégio CADE na Av. João Medeiros Filho;

* Quarta-feira (09), 8h40, Participação na Semana de Prevenção de acidentes na Urbana;

* Quinta-feira (10), 8h, Palestra Sobre Trânsito com Crianças no Auditório da Potiguar Honda – Lagoa Nova;

* Sexta-feira (11), 7h e 15h, tem Blitz Educativa na Rotatória da Redinha;

* Sábado (12), 9h, tem Oficina de Pintura em Desenho de Trânsito com Alunos da Escola Municipal Berilo Wanderley em Bom Pastor.