A secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Rosy de Sousa, vai apresentar os dados dos recentes avanços dos trabalhos sociais em Natal. A apresentação vai acontece na tarde de hoje, às 14h, no Centro de Convenções, durante o segundo dia do XII Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

Na programação do Encontro, Rosy de Sousa será uma das participantes do Painel “Os desafios e diagnósticos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil”. Na ocasião a secretária da Semtas apresentará avanços na área como a relação com outras secretarias municipais, que na parceira com a Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo, resultou no aumento do índice de condicionalidade da saúde do Programa Bolsa Família.

Rosy de Souza ainda apresentará a melhoria da estrutura de 19 unidades de Assistência Social, entre unidades do Peti, ProJovem, Telecentros, Casas de Passagem e CRAS que foram reformadas, ou que tiveram os atendimentos transferidos para locais mais adequados. Neste aspecto de infraestrutura, a média de recuperação das unidades foi de uma por mês em 2009.

Além dos avanços, a titular da Semtas também vai abordar os desafios de promover a Assistência Social em Natal como a falta de recursos humanos para executar as ações e, principalmente, a escassez de recursos. “Hoje 82% dos recursos aplicados na Assistência Social são próprios da Prefeitura do Natal, sem nenhum apoio do Estado ou da União”, informou Rosy de Sousa.