Em fase final de conclusão, a obra da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Pajuçara, na Zona Norte de Natal, foi elogiada pelo secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Cortês, em visita realizada manhã desta segunda-feira (22) Na ocasião o secretário foi recebido e acompanhado pela prefeita Micarla de Sousa, pela secretária Municipal de Saúde, Ana Tânia Sampaio, do senador Garibaldi Filho, de secretários municipais e vereadores.

O objetivo da visita foi o de verificar o andamento das obras da primeira UPA que será inaugurada no Rio Grande do Norte. A presença do secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro foi destacada pela Prefeita. “Eu fico muito agradecida com a presença do secretário Sérgio Cortês e pelo apoio que ele tem nos dado para a implantação da UPA de Pajuçara”, declarou Micarla de Sousa.

A construção das UPAs em Natal se baseia na experiência exitosa do Rio de Janeiro, que foi pioneiro no País na implantação dessas unidades e hoje conta com 27 delas espalhadas naquele Estado, atendendo a 11 mil pessoas por dia.

“Eu fico satisfeito de vir acompanhar uma obra como essa e ver que a gestão da Prefeitura do Natal tem conseguido realizar a construção da primeira UPA com agilidade. Para implantar a nossa primeira unidade no Rio foi um processo mais demorado e aqui tudo está correndo dentro do planejado. Acredito que Natal possa ser referência de saúde pública entre as capitais do Brasil”, destacou Sérgio Cortês.

A UPA do Pajuçara está com 90% das obras concluídas, aguardando somente a chegada e montagem dos equipamentos que representam um investimento da Prefeitura de R$ 1,7 milhão. A previsão é que a unidade seja inaugurada no mês de abril. Na obra estão sendo aplicados recursos de R$ 2 milhões do Governo Federal e uma contrapartida de R$ 1,5 milhão da Prefeitura do Natal. A unidade do Pajuçara atenderá mais de 300 pessoas por dia.

Reunião

Antes da visita técnica à UPA de Pajuçara, a prefeita Micarla de Sousa esteve reunida com o secretário Sérgio Cortês, além das equipes técnicas da Prefeitura e do Secretário no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. O encontro foi para discutir todos os detalhes e ações para o funcionamento da unidade.

UPAs

UPAs são serviços pré-hospitalares fixos, específicos para pequenas e médias urgências e emergências, com atendimento em tempo integral. As unidades funcionam 24 horas, durante os sete dias da semana, com consultórios de pediatria e clínica médica, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicação e nebulização.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Atenção às Urgências, do Governo Federal, que prevê a instalação de 500 dessas unidades em todo o Brasil. Em Natal serão erguidas cinco UPA, uma em cada região da cidade, sendo duas na zona Norte. Após a de Pajuçara, a segunda UPA será construída no bairro de Cidade da Esperança.