A prefeita Micarla de Sousa e a secretária municipal de Saúde, Ana Tania Lopes Sampaio, verificarão ,nesta segunda-feira às 11h, o andamento das obras da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Pajuçara, na Zona Norte de Natal. O secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Cortes, e sua equipe técnica também acompanharão a chefe do executivo municipal. Durante a vistoria, os gestores discutirão todos os detalhes para o pleno funcionamento da unidade, cuja construção está em fase de conclusão.

A implantação das UPAs em Natal se baseia na experiência exitosa do Rio de Janeiro, que foi pioneiro no País na utilização dessas unidades. Com 90% das obras já concluídas, a UPA do Pajuçara será inaugurada neste mês de abril e na sua construção estão sendo aplicados recursos de R$ 2 milhões do Governo Federal e uma contrapartida de R$ 1,5 milhão da Prefeitura do Natal. A administração municipal também está investindo R$ 1,7 milhão na compra de equipamentos. A unidade do Pajuçara atenderá mais de 300 pessoas por dia e é a primeira de um total de cinco que serão construídas na cidade.

Serviços

UPAs são serviços pré-hospitalares fixos, específicos para pequenas e médias urgências e emergências, com atendimento em tempo integral. As unidades funcionam 24 horas, durante os sete dias da semana, com consultórios de pediatria e clínica médica, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicação e nebulização. As UPAs fazem parte da Política Nacional de Atenção às Urgências, do Governo Federal, que prevê a instalação de 500 dessas unidades em todo o Brasil.