Pesquisa realizada pelo Procon Natal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), da Prefeitura Municipal do Natal, constatou que o pescado teve uma aumento médio de 11,35% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a variação do preço do bacalhau depende da marca. Os da marca Saith e Ling estão mais baratos em comparação à Semana Santa de 2009 (-5,14% e -8,05%, respectivamente), enquanto o bacalhau Imperial do Porto está 11,66% mais caro.

A pesquisa foi realizada nos dias 10 e 11 de março (quarta e quinta-feira) com o objetivo de orientar os consumidores em suas compras neste período e também para informar ao consumidor sobre eventuais diferenças de preços.
O Procon Natal pesquisou doze tipos de peixes em catorze (14) supermercados e hipermercados, dez (10) boxes do Mercado do Peixe, no Canto do Mangue – Rocas, e uma peixaria em Lagoa Seca. Nos supermercados/hipermercados a variação foi menor (aumento médio de 4,35%) do que no Mercado do Peixe (aumento médio de 14,03%). Entretanto, os preços dos peixes nos supermercados e hipermercados são, em média, 12,6% mais caros do que no Canto do Mangue.
A cioba inteira, por exemplo, custa em média, R$ 17,00 nos supermercados/hipermercados, contra R$ 13,60 nos Mercado do Peixe; a tainha custa R$ 9,50 (média) nos supermercados e R$ 7,00 no Canto do Mangue.
Os peixes de “segunda” (castanha, cavalinha e corvina) só são encontrados nos supermercados/hipermercados; os de “primeira” (incluindo atum, serra e tainha), são encontrados nos supermercados/hipermercados e no Canto do Mangue. O bacalhau só é encontrado nos supermercados e hipermercados.

Diferença de preços chega a mais de 100%

Assim como acontece com os ovos de chocolate, a diferença de preços no pescado também é grande, tanto entre os supermercados/hipermercados X Canto do Mangue, como entre os próprios supermercados e hipermercados, e entre os boxes do Mercado do Peixe, obrigando o consumidor a pesquisar antes de comprar (ver quadro a seguir).

Para exemplificar, a cioba em posta chega a custar R$ 32,48 em determinado hipermercado, podendo ser encontrada a R$ 14,99 em um supermercado (diferença de 116%). O dourado em posta tem seus preços variando de R$ 11,90 a R$ 22,98 (diferença de 93%). No Mercado do Peixe as diferença chegam a 50%, onde o preço de um quilo de atum inteiro custa R$ 8,00 numa loja e R$ 12,00 em outra.

BACALHAU

Com relação aos preços do bacalhau, a pesquisa do PROCON NATAL registrou variação negativa nas marcas Saith (-5,14%) e Ling (-8,03%) e variação positiva no bacalhau Imperial do Porto (+11,67%), em comparação aos preços do mesmo período do ano passado. Assim como os peixes, o bacalhau também apresenta diferenças de preços significativas, que chegam a 116% no caso do bacalhau Ling

Veja tabelas.