A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (SEGELM) realizou nesta quarta-feira, 17, a primeira etapa do treinamento dos servidores que atuarão como administradores locais – em cada secretaria ou órgão da Prefeitura do Natal – do Censo do Servidor 2010. O encontro foi realizado no Centro Municipal de Referência da Educação Aluizio Alves (CEMURE), localizado na zona oeste da capital. A próxima etapa do treinamento está marcada para a próxima quarta-feira, 24, a partir das 15 horas.

O treinamento está sendo ministrado pela Coordenadoria de Informática da SEGELM e integrantes da Comissão Central de Coordenação do Censo, designada pelo secretário Roberto Lima. Nesta primeira etapa, os administradores locais puderam tomar conhecimento das ferramentas e programa em ambiente web que serão utilizadas para a realização do Censo do Servidor.

PAPEL DOS ADMINISTRADORES

Caberá aos administradores locais cadastrar toda a estrutura de cada secretaria ou órgão da Prefeitura e também os validadores – servidores que confirmarão as informações prestadas pelo conjunto de funcionários de um ou mais setores de cada unidade da administração municipal.

Os validadores atuarão após a realização do censo propriamente. Nas escolas da rede municipal de ensino, por exemplo, os validadores serão os diretores, que atestarão as informações prestadas pelos professores e funcionários de cada unidade de ensino.

O CENSO

O Censo do Servidor 2010 foi instituído por decreto da prefeita Micarla de Souza publicado na edição do Diário Oficial do Município de 12 de janeiro deste ano. O censo será feito utilizando-se o ambiente web e poderá ser acessado pelos servidores pela internet, em qualquer computador, seja no local de trabalho ou em casa. Na página oficial da Prefeitura – www.natal.rn.gov.br – será disponibilizado um link sobre o censo. Todos os servidores efetivos, comissionados e cedidos deverão, obrigatoriamente, responder ao Censo.

VALIDAÇÃO

As informações funcionais fornecidas pelo servidor, especialmente no que diz respeito ao local de trabalho, serão submetidas à agente expressamente designado para validá-los. A coordenação do censo, designada pela SEGELM, divulgará a relação dos nomes dos servidores que atuarão como validadores das informações prestadas pelos demais servidores. Após a validação será iniciado o processo de migração das informações para a base de dados da Prefeitura do Natal.

O Censo dos Servidores Ativos da Prefeitura do Natal será usado como instrumento de planejamento de política de valorização. O censo apontará quem são e onde estão os servidores, o que estão fazendo e o que pretendem fazer, além de obter informações como nível de escolaridade, interesse em capacitação, expectativa de desenvolvimento pessoal e profissional. Todas estas informações serão utilizadas no desenvolvimento de políticas que objetivam a melhoria da qualidade de vida do servidor.