A Escola Municipal de Ballet Prof. Roosevelt Pimenta, vinculada a Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte promoverá uma oficina de Hip Hop, que terá início a partir do dia 10 de abril. As aulas acontecerão aos sábados e serão proferidas pelos alunos da Escola que dominam a arte da famosa dança de rua. As inscrições devem ser feitas na secretaria da Escola de Ballet, na Funcarte (na Av. Câmara Cascudo, 434 – Ribeira). Turmas limitadas em 20 alunos. Maiores informações pelo telefone 3232-4949.

Hip Hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 70 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.

A dança Hip Hop inclui uma grande variedade de estilos: breaking, locking, popping e krumping. O que separa a dança do Hip Hop de outras formas de dança são os movimentos de improvisação e que os dançarinos freqüentemente se envolvem em disputas nas competições de dança. Sessões de Freestyle (estilo livre) e disputas geralmente são realizadas em uma cipher, um espaço de dança circular que se forma naturalmente uma vez que a dança começa.