Para comemorar o Dia do Artesão – 19 de março –, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS vai realizar uma programação especial entre os dias 19 e 21 de Março, das 16h ás 22h, no Mercado Municipal de Artesanato – ARTESANAT, em Mirassol (Praça da Árvore). O objetivo é reafirmar o compromisso da SEMTAS em relação ao desenvolvimento de políticas públicas de fomento ao setor artesanal.

Para Regina Celi, Diretora do Departamento de Empreendedorismo da SEMTAS, o evento é importante não só pela comercialização, divulgação, exposição das peças artesanais, mas também na geração de emprego e renda para os artesãos da cidade. “Haverá também uma comemoração direcionada para os artesãos no dia 19 a partir das 15h. Será uma confraternização com lanche, brindes e música ao vivo. Além disso, a SEMTAS irá disponibilizar um dia de beleza para eles, com corte de cabelo, escova, manicure e maquiagem”, revela a Diretora.

No mesmo dia, às 17h, será aberta oficialmente a Feira de Artesanato, onde o visitante poderá conferir trabalhos de renda de bilro, crochê, macramé, pinturas em tecidos, trabalhos em MDF, cestaria em jornal, trabalhos em couro, bijuterias, marchetaria, sisal, fuxico, areia colorida, trabalhos em folha de bananeira, dentre muitas outras novidades. Haverá ainda atrações culturais, música ao vivo (MPB) e uma praça de alimentação armada no pátio do mercado.

O trabalho de renda em bilro da dona Maria de Lurdes será um dos destaques do Dia do Artesão. Rendeira há mais de 68 anos, “Vozinha” como é mais conhecida, conta: “Preparei belas peças como vestidos, camisetas, blusas e caminhos de mesas em renda para os visitantes. Tem muita coisa linda aqui”. Ela foi uma das mulheres homenageadas no Dia Internacional – 8 de março, pela Prefeita do Natal, Micarla de Sousa, com a Medalha de Honra ao Mérito Nísia Floresta.

De acordo com Neto Leal, Coordenador do ARTESANAT, o evento abre oportunidade de trabalho para mais de 100 artesãos que estarão expondo no local, além de beneficiar 10 associações de economia solidária. A expectativa é que mais de 2 mil pessoas por dia visitem a Feira, totalizando mais de 9 mil visitantes, que poderão adquirir peças exclusivas e diferenciadas, feitas a mão, por um preço acessível e valorizando o trabalho e a cultura do artesão natalense.