A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai firmar um convênio com a Guarda Municipal de Natal para garantir a segurança nos cinco distritos sanitários de saúde de Natal. A informação foi dada pelo secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, durante reunião com os profissionais do programa Mais Médicos nesta terça-feira (2), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, que teve a segurança como tema central do encontro.

“Estamos vivendo um momento de exceção em vários aspectos. O Brasil está quebrado e o Rio Grande do Norte também. Temos que levar em conta a realidade macro em que nos encontramos e buscar soluções para cobrir as áreas mais vulneráveis”, afirmou Luiz Roberto Fonseca.

Diante da falta de recursos público causada pela crise econômica na qual o país se encontra atualmente, foi necessário procurar opções que juntem o útil ao agradável. Para isso, foi tomado como exemplo o modelo de segurança criada pela Secretaria Municipal de Educação que já tem recebido bastantes elogios e cujas incidências nas escolas diminuíram consideravelmente.

A estratégia contará com um convênio entre a SMS e a Guarda Municipal que, por sua vez, serão responsáveis por garantir a segurança nos cinco distritos sanitários de Natal. Desta forma, serão recrutados 19 homens volantes (portadores de carros ou motocicletas) e 12 que podem ficar fixos nas unidades, dependendo de necessidade de cada uma.

Para a divisão dos homens será levada em consideração o número de incidências, pessoas na região e quantidade de unidades em cada distrito. Feita a divisão, o contato de cada equipe estará disponível para todos a fim de que, em caso de alguma ocorrência, seja imediatamente acionado. Além disso, os mesmos terão de circular em todas as unidades de seu distrito, conversar com os pacientes, assinar lista de ponto e analisar o local de trabalho.

“Eles devem ser vistos por todos entrando na unidade para cumprir seu tempo determinado e observar se está tudo de acordo com as normas de segurança tanto para pacientes quanto para os profissionais de saúde. Os distritos com maior número de ocorrências como o Norte I e II, e o Oeste, terão atenção redobrada no novo plano”, comentou o secretário. Além disso, garantiu que a estratégia deve ser assinada na próxima sexta-feira (5) para entrar em vigor já na próxima semana.

Durante a reunião, que contou também com a presença do secretário Adjunto de Gestão Participativa do Trabalho e da Educação em Saúde, Marcelo Bessa, foram abordados ainda temas como ponto eletrônico, deslocamento e transporte para visitas domiciliares.