Há 10 anos os professores da rede municipal de ensino de Natal, contam com um espaço de formação pedagógica. Criado pela Lei nº 075, de 28 de novembro de 2006, o Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), integra a estrutura da Secretaria Municipal de Educação, e comemora em novembro uma década de atividades.

O Centro de Referência em Educação é um espaço de formação para os professores e servidores da rede municipal de ensino. O espaço mantém uma agenda de atividades e sedia reuniões, seminários, cursos, encontros, conferências, congressos, bienais, debates, exposições, fóruns, jornadas, mesas redondas, mostras culturais, oficinas, palestras e simpósios.

De acordo com a diretora do Centro, Juliana Raquel do Couto Bezerra, o Cemure, além de atender toda demanda da rede municipal de ensino, abre espaço para atividades de outras secretarias municipais e instituições públicas previamente agendadas. O local também sedia eventos particulares com contexto educacional.

“O Cemure é a definição máxima da educação. É o coração das formações para os professores. Todas as salas e o auditório estão equipados com excelente estrutura. É um importantíssimo centro de referência. Um espaço bonito, organizado e equipado”, destacou Juliana Couto.

Quanto ao atendimento e funcionamento do Cemure, os números impressionam. No ano de 2013 foram realizados 1.037 eventos. Em 2014, o Cemure passou por uma reforma estrutural que durou sete meses. Mesmo assim, ainda foram realizados 81 eventos no espaço. O ano passado, a agenda do Centro totalizou 1.064 eventos, e a estimativa é de que até o final de 2016, o número de atividades ultrapasse o registrado em 2015.

O Cemure está localizado na Avenida Coronel Estevam, 3705, no bairro Nossa Senhora de Nazaré. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 22 horas, com o início das formações a partir das 8 horas e alguns eventos aos sábados e domingos. O quadro de recursos humanos do Cemure é formado por 57 funcionários, entre servidores efetivos e funcionários terceirizados.

A estrutura física e organizacional do Cemure dispõe de um auditório com 498 assentos; uma sala de som e vídeo (integradas ao auditório); um hall de entrada; nove salas de aula; um miniauditório; biblioteca; duas salas de vivência do Programa Saúde e Qualidade de Vida; três laboratórios de informática; uma sala de coordenação do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE); uma sala de coordenação do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB); sala da diretoria; secretaria; almoxarifado; assessoria; praça de vivência com a tenda Djalma Maranhão; cozinha; lanchonete; duas dispensas; área de serviço; lavanderia; sala de manutenção; cinco banheiros masculinos e cinco femininos; casa de máquina; casa de bomba; estacionamento com capacidade para 64 carros e guarita.

As salas de aula têm capacidade para 45 pessoas, com estrutura de lousa digital interativa, projetor, computador, acesso à internet e climatização. O espaço de convivência da tenda também é utilizado para formações ao ar livre.

Programas e Projetos
Dentro da estrutura do Cemure, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve o Programa Educativo de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, que disponibiliza aos professores e servidores da rede municipal de ensino, um espaço para atividades essencialmente vivenciais na área da corporeidade, com a proposta de propiciar prevenção, recuperação e manutenção da saúde dos servidores, contribuindo com a melhoria na qualidade de vida dos docentes e servidores.

São duas salas ambientadas e com profissionais especializados para desenvolver as atividades de dança, massoterapia e alongamento passivo, oficinas de sensibilização, pilates, oficina vocal e yoga. Este ano estão participando 284 professores matriculados nos cursos e oficinas distribuídos ao longo da semana.

Nas dependências do Centro Municipal de Referência em Educação ainda funciona o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), que compreende um espaço destinado a formação e aperfeiçoamento dos professores da rede, especialmente quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em suas práticas pedagógicas, e ao apoio técnico aos laboratórios de informática das unidades de ensino.

De acordo com o chefe do Setor de Tecnologia e Desenvolvimento de Pessoal, Mailson Corcino de Barros, o NTE Natal disponibiliza uma programação semestral de cursos, com carga horária variada, nos três turnos procurando atender as necessidades e disponibilidade dos professores e funcionários da SME. “No período de 2010 a 2015 tivemos mais de 1.800 cursistas concluintes”, afirmou o professor Barros.

Na lista de cursos oferecidos para os professores estão os de Curta Vídeo na Escola, Informática Básica e Intermediária, Excel, Documentos de Secretaria Escolar, Prezi na Sala de Aula, Gameterapia Pedagógica, Power Point na Sala de Aula, Manutenção de Laboratório de Informática, Treinamento da Lousa Digital, Redes Educacionais, Hora do Código, Aulas Multimídias, Curso de Pesquisa no Espaço Escolar e Curso de Extensão em Cinema.

O Centro de Referência Aluízio Alves também conta com a Biblioteca do Educador Professora Olindina Lima Gomes, que possui um acervo de aproximadamente 13 mil exemplares. A biblioteca é especializada em educação e busca oferecer suporte aos projetos educacionais de estímulos ao ensino, leitura, pesquisas bibliográficas e científicas dos trabalhadores em educação e também para qualquer cidadão.
Ainda no Cemure funciona desde 2008, o Polo Municipal de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (Polo UAB Natal). O funcionamento do Polo UAB Natal foi instituído por meio de um Termo de Compromisso assinado entre a Prefeitura de Natal e o Ministério da Educação, passando a funcionar como órgão integrante da estrutura administrativa da SME.

Segundo explica Juliana Bezerra, no momento o Polo UAB Natal oferece 14 cursos à distância ministrados por três instituições públicas de ensino superior (UFERSA, UFRN e IFRN), com 17 turmas em andamento. São cursos de especialização, tecnológico, licenciatura e bacharelado, como Educação Ambiental, Ensino de Matemática, Literatura e Ensino, Administração Pública, Letras Português e Pedagogia.

“Normalmente o ponto presencial são as provas que ocorrem aos sábados e domingos, além da retirada de dúvidas e revisões dos alunos que procuram a coordenação do Polo UAB e utilizam o laboratório de informática no Cemure. O Polo UAB é coordenado por João Maria de Castro Pontes”, disse Juliana.