No Dia Internacional de Combate as Hepatites Virais, a Unidade de Saúde da Família de Ponta Negra realizou diversas ações de prevenção e conscientização, dentro da programação do Julho Amarelo. A programação foi iniciada na segunda-feira (25), com o intuito de alertar a população sobre a importância de se prevenir contra essas doenças, além da realização de testes rápidos.

Em Ponta Negra, as ações começaram na segunda com uma roda de conversa e, posteriormente, uma oferta de testes rápidos para HCV e Hbsag em ambos os turnos. No dia seguinte, a médica Miriam Dantas de Macêdo realizou um bate-papo com o Grupo de Gestantes sobre as Hepatites Virais. Além disso, foram, mais uma vez, oferecidos testes rápidos para a população durante a manhã e tarde. Já, na quarta-feira, foi realizado um café com o SUS e disponibilizados testes.

No dia 28, numa quinta-feira, dia oficial do combate as Hepatites Virais, a vez foi do Grupo de Hiperdia de ser contemplados pela roda de conversa com foco na prevenção contra essas doenças. As hepatites são enfermidade graves que atacam diretamente o fígado, porém, o perigo está em que, por se tratar de uma doença silenciosa e geralmente só apresenta sintomas muitos anos depois do contágio as pessoas não notam sua presença, podendo causar cirrose hepática e até câncer de fígado nos casos mais graves.

Nesta sexta-feira (29), os profissionais da unidade realizaram visitas domiciliares aos salões de manicures, piercings e tatuagens do bairro para passar informações valiosas sobre prevenção, finalizando a semana de prevenção contra as Hepatites Virais dentro da unidade.

Ainda com foco no assunto, a USF de Ponta Negra se preparará para participar da Ação Global do SESC/InterTV na Escola Municipal Josefa Botelho no dia 6 de agosto (sábado), das 8h às 13h, com ações educativas, distribuição de material (hipoclorito de sódio e preservativos), rodas de conversa e vacinas contra Hepatite B.