A manhã deste sábado foi especial para 16 famílias. Elas foram as primeiras a serem transferidas da Comunidade do Maruim para o Residencial São Pedro, no bairro das Rocas em Natal. Por volta das 8h da manhã, equipes da Secretária Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) e da Companhia de Serviços urbanos de Natal (Urbana) iniciaram a mudança que colocou fim a uma espera de mais de 40 anos.

"Eu nasci e me criei no Maruim e sempre desejei sair de lá porque não era um lugar bom de se viver. A gente vivia na lama, não tinha condições nenhuma. Nem banheiro tinha, fazia as necessidades em um saco plástico e jogava na vala. Mas agora a realidade mudou. Vamos viver em um lugar limpo, bonito, espaçoso. Estou muito feliz e agradecida", disse a dona de casa Sônia Nascimento da Silva, de 55 anos, que junto com a família ocupa o apartamento 201, do Bloco 23 no Residencial São Pedro.

Inaugurado no dia 24 de junho, o Residencial São Pedro contemplou 200 moradores do Maruim, Comunidade do Jacó e do bairro de Mãe Luíza. Foram investidos R$ 12,2 milhões nas obras, a cessão do terreno, que está avaliado em cerca de R$1,5 milhão, foi feita pela Prefeitura do Natal. O Residencial é um empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida e tem uma estrutura de alta qualidade. São 200 apartamentos de 43m² com sala, cozinha, banheiro e dois quartos.

O complexo habitacional também conta com um centro de convivência para os moradores, área de lazer e quadra poliesportiva. As unidades são consideradas a melhor da faixa 1 do MCMV, pois são revestidas de azulejos em todos os ambientes. Outra particularidade importante do residencial é a acessibilidade. As unidades térreas dos blocos habitacionais contam com banheiros adaptados.

A empregada doméstica Luzia dos Santos, de 58 anos, também foi uma das antigas moradoras do Maruim que se mudaram este final de semana. Ela e mais cinco pessoas da família já ocupam o apartamento 302, do Bloco 23 do Residencial São Pedro. "É felicidade demais! Não estou cabendo em mim de tanta alegria por estar morando numa casa nova e linda. Eu vou sentir saudade lá do Maruim, tivemos uma vida lá, mas agora eu e minha família estamos começando uma vida nova e melhor", disse Luzia.

De acordo secretário adjunto da Seharpe, Albert Josuá Neto, não foi feita a retirada de todas as famílias de uma vez por uma questão de logística da mudança e da demolição das casas. "Organizamos para que tudo seja feito da melhor forma possível. Neste sábado foram 16 famílias, cujas casas também foram demolidas para evitar novas ocupações. Na terça-feira (02) outras famílias sairão e até o fim da semana vamos concluir toda a mudança, bem como a demolição das casas", disse Josuá Neto.