Os guardas municipais de Natal participaram na tarde desta quinta-feira (28) de uma palestra explicativa sobre o projeto Bolsa Formação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O evento, que contou com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), Sérgio Leocádio, aconteceu no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluisio Alves (Cemure).

“Hoje é um momento singular para nós, pois estamos reunidos com a Guarda Municipal em sua nova fase para tratarmos da importância do Pronasci para Natal, programa que dispõe de R$ 7 milhões em recursos para ser investidos até 2012 nas cidades contempladas. Natal é uma das contempladas graças à determinação da prefeita Micarla de Sousa, que de forma incansável lutou em Brasília para a inclusão da nossa cidade”, ressaltou Sérgio Leocádio.

O gestor do Bolsa Formação no Estado, sargento PM Lindon Jonhson Soares, foi o responsável por repassar informações aos guardas a respeito dos cursos oferecidos pelo Pronasci e de como proceder para se cadastrar na bolsa-auxílio. “O Pronasci foi fundado em 2007 e hoje possui 94 ações diferentes e estamos aqui para apresentá-las. Espero que os guardas municipais aproveitem a oportunidade dada a eles”, afirmou o sargento.

Durante o evento, os guardas municipais receberam os certificados de participação nos cursos de capacitação técnica e ética e de formação turística, referentes aos projetos de modernização da Guarda Municipal do Natal e desenvolvimento de ações sociais de segurança urbana, de acordo com o convênio celebrado entre a Prefeitura e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça.

Ainda dentro da programação, o vereador natalense Heráclito Noé ministrou palestra aos guardas sobre a importância do papel do município na segurança pública. “É importante que município seja responsável pela segurança preventiva, ou seja, um trabalho de planejamento, com a criação de políticas públicas”, disse Heráclito Noé.

O Pronasci é um programa desenvolvido pelo Ministério da Justiça e que trabalha com políticas de segurança junto com ações sociais. Até o momento, o Pronasci chegou a 150 municípios, ao Distrito Federal e a 22 Estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.