Medida é preventiva a alagamentos do período de chuva. Limpeza na lagoa de São Conrado começa nesta quarta-feira.

O Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) iniciou nesta terça-feira (26) uma série de vistorias às lagoas de captação de águas pluviais de Natal. As visitas se iniciaram pelas zonas Sul e Oeste da cidade.

Já como resultado dessa vistoria, a limpeza da lagoa de São Conrado, às margens da avenida Interventor Mário Câmara, será iniciada nesta quarta-feira (27). Além dessa lagoa, foram visitadas nesta terça outras dez.

“É preciso haver uma manutenção das bombas instaladas nas lagoas de captação. Por isso se trata de uma ação de cunho preventivo ao período de chuva”, falou coronel Marcos Rodrigues, chefe do Departamento de Defesa Civil, que seguiu às lagoas junto a dez agentes de segurança patrimonial.

O engenheiro civil José Wilton Pinheiro, da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-estrutura (Semopi), também participou das vistorias.

Em cada lagoa de captação foram avaliados quesitos como as estruturas elétrica, física e hidráulica. O objetivo é de prevenir futuros transbordamentos e danos à população. Paradoxalmente o maior problema encontrado pelos servidores foi a falta de conscientização da própria população que vive ao redor das lagoas, visto que foi observado invasões de construções e esgotos clandestinos.

Na próxima quinta-feira (28), o Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas vai à zona Norte, onde vai verificar a situação das lagoas do Panatis, Nova República, Redinha e Dom Pedro. Ao final dos trabalhos será feito um relatório contendo todas as possíveis deficiências e um diagnóstico da atual situação da cidade na estrutura de recepção a grandes chuvas.

“Após o levantamento dessas deficiências, a secretaria adjunta de conservação fica responsável pelos reparos”, disse o engenheiro José Wilton. Natal atualmente conta com 30 lagoas de captação, todas as bombas estão funcionando perfeitamente e ainda temos 5 bombas reservas. Assim esperamos um inverno mais seguro para o ano de 2010.