O preço do material escolar subiu em média 3,06% em relação ao ano passado. A constatação é da pesquisa realizada pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon Natal – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal. A pesquisa de material escolar foi realizada em vinte e três (23) papelarias da cidade do Natal, selecionadas entre as maiores e mais tradicionais do mercado, constatou ainda que de uma lista de 27 itens, quinze (15) aumentaram e doze (12) sofreram redução.

A pesquisa mostra que há uma grande variedade de produtos no mercado. Com base em uma relação de 27 itens básicos, foram coletados preços de 259 produtos de marcas diferentes. A outra constatação é a grande diferença de preços que chega a 900% entre produtos da mesma marca.

A pesquisa foi realizada entre os dias 09 e 14 de janeiro de 2010, e coletou preços dos seguintes itens: apontador, borracha, caneta esferográfica, cola plástica, canetas hidrográficas, lápis cera, gizão de cera, lápis de cor pequeno, lápis de cor grande, lápis preto nº. 2, massa para modelar, pasta de cartolina, pincel atômico, pincel nº. 12, tinta guache, esquadro plástico, régua plástica, cadernos – de sete tipos, papel almaço e papel tamanho ofício A4 (resma e cento). Foram coletados os preços/marcas dos itens solicitados, disponíveis no momento da pesquisa.

As papelarias com maior variedade de produtos, no dia da pesquisa, eram (na ordem):
1. Livraria Câmara Cascudo – Centro
2. Livraria e Papelaria Confiança – Alecrim
3. Papelaria Braskendy – Cidade da Esperança
Livraria Papelnet – Centro
4. Livraria e Papelaria Santana - Alecrim
5. Potylivros – Centro
6. Livraria Progresso Mundial – Panatis I
7. Livraria Independência – Alecrim
8. Livraria e Papelaria Didática – Capim Macio
9. Livraria e Papelaria Asa Branca - Centro
As cinco papelarias mais baratas – tomando-se o preço médio de cada item à disposição do consumidor no dia da pesquisa – eram: na zona sul/Centro, a Livraria Câmara Cascudo (av. Rio Branco), e na Zona Norte, a Livraria Progresso Mundial (Panatis). (veja abaixo)
1. Livraria Câmara Cascudo – Centro
2. Livraria Progresso Mundial – Panatis
3. Casa do Colegial – Capim Macio
4. Livraria e Papelaria Tropical – Alecrim
5. Papelaria Braskendy – Cidade da Esperança

AUMENTO DE PREÇOS

Comparando os preços médios dos produtos pesquisados, o Procon Natal constatou aumento médio de 3,06% em relação ao ano passado. Os maiores aumentos foram observados no caderno escolar grande espiral de 96 fls. (+40,9%), lápis de cor grande, cx. com 12 (+19,0%), pincel nº 12 (+16,2%), esquadro plástico de 16cm (+16,1%), régua plástica transparente de 30cm (+13,8%) e lápis cera, cx. com 12 (+12,4%).

Por outro lado, dentre os produtos que sofreram redução em relação ao ano passado, destaque para o conjunto de canetas hidrográficas, cx. com 12 (-17,2%), caderno de caligrafia pequeno brochura de 48 fls. (-13,3%), papel almaço (-5,2%), papel sulfite A4, a resma (-5,1%) e caderno escolar pequeno brochura capa dura de 48 fls. (-4,0%).

DIFERENÇAS DE PREÇOS

Um dos principais objetivos da pesquisa é verificar a diferença de preços existente entre os estabelecimentos, de forma a demonstrar ao consumidor a necessidade de se pesquisar antes de comprar. O Procon Natal constatou diferenças de até 900% entre produtos de marcas iguais, como é o caso do apontador plástico com um furo da marca Maped, cujo menor preço é R$ 0,10 e o maior, R$ 1,00. O preço do esquadro plástico transparente de 16cm da marca Polibrás varia de R$ 0,22 a R$ 1,90 (diferença de 763%). O conjunto com 12 canetas hidrográficas da marca Compactor pode custar entre R$ 1,29 e R$ 10,00, representando uma diferença de 675%.

Não foi considerada na pesquisa as diferenças de preços entre os cadernos devido à enorme variedade, cada qual com características próprias (capas com fotos de artistas, adesivos, etc.). Neste caso, as diferenças superam 1.200% para cadernos da mesma marca.

O Procon Natal orienta o consumidor a avaliar a qualidade dos produtos, tendo o cuidado de conferir se o mesmo tem o selo de segurança do INMETRO, pois alguns produtos, embora baratos, deixam a desejar no quesito qualidade e segurança (produtos tóxicos, por exemplo) .

Ver tabela