A comunidade do bairro de Cidade Nova recebeu, na tarde desta terça-feira (19), o segundo Telecentro da Prefeitura do Natal. O local oferecerá serviços gratuitos de acesso à internet, além de cursos e impressão de documentos. A primeira unidade foi inaugurada segunda-feira (18), no Panatis, zona Norte de Natal.

O Telecentro do bairro de Cidade Nova foi instalado no mesmo prédio onde funciona a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Gente Feliz, que desde 2005 promove cursos de corte e costura e reaproveitamento de materiais recicláveis, transformados nos mais diversos objetos de decoração.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, participou da inauguração e destacou a importância dos Telecentros, principalmente para pessoas que ainda não têm acesso ao mundo digital. “Este é um serviço de grande importância para qualificação profissional e inclusão digital de toda nossa gente, pois além proporcionar acesso à internet, oferecerá cursos à distância e de inclusão digital”, destacou a prefeita.

Segundo Leda Medeiros de França, presidente da Oscip Gente Feliz, são atendidas cerca de 350 pessoas num ciclo de três meses de cursos. “Além de gente da comunidade de Cidade Nova, também atendemos jovens, adolescentes e seus familiares, que participam de núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Cidade Nova.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Rosy de Sousa, participou da solenidade de inauguração em Cidade Nova. “Os Telecentros são uma oportunidade para que os adolescentes que participam do Peti, até os 16 anos, continuem tendo uma opção de qualificação profissional, principalmente nos dias de hoje, onde em todas as áreas da sociedade se exige conhecimentos de informática”, ressaltou a titular da Semtas.