A Prefeitura do Natal, por meio das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos (Semsur) e da Juventude, do Esporte e Lazer (Sejel) entregam nesta quarta-feira, 20 de janeiro, mais uma Academia da Terceira Idade na capital. Desta vez, será na Praça Aluízio Alves, entre a Avenida Adolfo Gordo e a Rua Campina Grande, no bairro Cidade da Esperança, zona Oeste. A inauguração está marcada para as 9h30 e contará com a presença da prefeita Micarla de Sousa.

A Academia da Terceira Idade (ATI) da Cidade da Esperança é a quarta a ser implantada em Natal. O projeto já existe na Praça Augusto Leite, no Tirol; na Praça Kalina Maia, em Lagoa Nova; e no Espaço Cultural Jesiel Figueiredo, no Gramoré. A ATI é formada por vários equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, João Bastos, a Semsur planeja instalar novas academias em diferentes bairros até o final do ano. Nesses quatro primeiros equipamentos, a Secretaria investiu cerca de R$ 100 mil. Apesar de destinados à terceira idade, os equipamentos também podem ser utilizados por jovens. Contudo, o uso é restrito para crianças.

“A Academia da Terceira Idade também resgata locais públicos, como a Praça Aluízio Alves. Com a movimentação que já acontece no espaço, podemos ver que a prática de esportes motiva o retorno dos idosos e da comunidade como um todo para frequentar a praça. O local fica mais atrativo para que todos possam praticar uma atividade saudável”, acrescentou João Bastos.

Mais saúde para a população

A Academia da Terceira Idade é um projeto que começou a ser desenvolvido no sul do País e se tornou um sucesso na prevenção de doenças. Segundo estudos realizados por postos de saúde nos bairros dos municípios onde foram implantadas as academias, o número de consultas e o consumo de remédios das pessoas acima dos 60 anos de idade diminuíram em 30%.

Outro dado que comprova a necessidade de se criar espaços para difundir a prática esportiva é de que a população de Natal é campeã em colesterol alto e diabetes em todo o Brasil. O Ministério da Saúde chegou a essa constatação por meio de uma pesquisa realizada entre julho e dezembro de 2007.