Até o final deste ano, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), pretende instalar 20 Pontos Verdes na capital, transformando em áreas urbanizadas antigos lixões espalhados por terrenos baldios. A previsão é do presidente da Companhia, Bosco Afonso, que na manhã desta terça-feira 19, foi ver de perto o funcionamento do primeiro ponto instalado na rua Mermoz, quase embaixo do Viaduto do Baldo, onde concedeu entrevista à emissora de televisão.

Ele disse que na fase de implantação, houve um temor por parte de moradores e e do conselho comunitário da localidade, de que o lugar fosse transformado num “lixão oficial”. Mas quando viram que o serviço urbanizou a área, eliminando o mau cheiro e a presença de insetos e roedores transmissores de doenças, não só aprovaram a ideia como incentivaram a instalação de outros pontos pela cidade – comentou.

Bosco Afonso destacou que os pontos são igualmente importantes na medida em que, principalmente os carroceiros, têm um lugar determinado e dotado de infraestrutura para despejar entulho, resto de material de construção e poda de árvore. O local também pode ser utilizado pela população e outros veículos, desde que o material não ultrapasse um métro cúbico e que não seja lixo doméstico. Este é recolhido pela coleta domiciliar da Urbana e de empresas terceirizadas, três vezes por semana. O óleo de cozinha usado também pode ser depositado em tambores existentes no local, para ser destinado pela Companhia a organizações não governamentais, que o utilizam na produção de sabão caseiro.

Alem do ponto verde do Baldo, existe outro na rua praia de Muriu, no conjunto Ponta Negra, e até o início de fevereiro entra em operação o do conjunto Parque dos Coqueiros, na Zona Norte. A maioria dos pontos projetados para este ano vai ficar nas Zonas Oeste e Norte, onde segundo os levantamentos preliminares da Companhia, concentra-se o maior número de carroceiros. O ponto verde funciona 24h no dia, porque a partir das 19h, segundo Bosco Afonso, os vigilantes estão autorizados a receber o material. Nos dois pontos em funcionamento, a produção diária chega a 10 toneladas, recolhidas pela Companhia e empresas terceirizadas para o antigo lixão no bairro Cidade Nova.