O convite para que funcionários do serviço de emergência do município, participem da ação voluntária brasileira que visa ajudar às vítimas do terremoto do Haiti, chegou na última sexta feira. Até essa segunda, o Samu Natal já havia recrutado 17 profissionais interessados em integrar a ação de socorro aos sobreviventes.

Segundo a Coordenadora de Enfermagem do órgão, 5 enfermeiros, 3 condutores socorristas, 1 médica e 8 técnicos de enfermagem se candidataram à viajem convocada pelo Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde. “A adesão do Samu Natal foi tanta que tivemos que encerrar a lista com 17 nomes, a fim de que o nosso serviço não fosse prejudicado”, afirma Wilma.

O e-mail enviado pelo Ministério da Saúde solicita às coordenações dos Samu’s a disponibilidade das equipes em participar da ação voluntária, ressaltando “a experiência natural dos profissionais em trabalhar com atendimento pré-hospitalar, no tratamento com múltiplas vítimas e em ambientes hostis.”

Nessa segunda feira, o Ministério da Saúde confirmou a recebimento da lista de voluntários potiguares e disse, via e-mail, estar “aguardando confirmação das Forças Armadas e do Ministério da Justiça para o embarque das equipes”.

O e-mail explica ainda alguns detalhes da operação. Segundo a coordenadora de enfermagem, Wilma Dantas, que também compõe a lista de voluntários, os candidatos à missão precisam levar consigo condições de abrigo, como barracas e colchonetes, alimentos para consumo próprio e equipamentos de proteção individual (EPI). A missão terá uma permanência mínima de 7 dias.

Por enquanto os candidatos potiguares vivem a expectativa da confirmação da viajem. “Estamos ansiosos para que o Ministério da Saúde confirme o nosso embarque. Temos muito a aprender e a acrescentar nesse trabalho voluntário. Para nós será uma experiência marcante.”, afirma Rodrigo Lemos, chefe de tráfego do Samu e um dos candidatos da lista.