Oferecer de maneira gratuita para toda população acesso livre em banda larga para navegação na internet e ainda serviço de impressão de documentos como comprovante de inscrição de concurso, boleto para pagamento de contas e currículos. É este o objetivo dos Telecentros, que estão sendo implantados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), em vários pontos de Natal.

O primeiro Telecentro foi inaugurado nesta segunda-feira (18) à tarde, na avenida Maranguape, conjunto Panatis, bairro Potengi. O evento contou com a presença da prefeita do Natal Micarla de Sousa e da titular da Semtas, Rosy de Sousa.

Este serviço é administrado pela Semtas, através de uma parceria com o Ministério das Comunicações, que garantiu 10 computadores, 1 servidor, um ponto de banda larga, mesas e cadeiras, para cada uma das cindo unidades que serão inauguradas ainda esta semana nas quatro regiões administrativas de Natal, além da instalada no Panatis.

A primeira unidade inaugurada na zona Norte beneficiará imediatamente cerca de 500 jovens que participam do Projovem, e são atendidos em cursos sócio-educativos-culturais, no mesmo local da avenida Maranguape, onde passa a funcionar o Telecentro. “Além destes adolescentes, as unidades também estarão disponíveis para o uso de toda comunidade”, informou a coordenadora geral dos Telecentros, Jaqueline Ramalho.

“Estamos promovendo nos Telecentros a inclusão digital, dando oportunidade a muitas pessoas de qualificarem-se profissionalmente e até de alargarem seus horizontes no mundo”, ressaltou a prefeita do Natal Micarla de Sousa.

Já a titular da Semtas, Rosy de Sousa, reforçou o que a chefe do executivo abordou em relação à qualificação profissional. “Além do próprio acesso à internet, que já gera muitas oportunidades, os Telecentros também oferecerão a partir do terceiro mês, cursos profissionalizantes, tanto voltados à área digital, como também cursos online à distância”, informou Rosy de Sousa.

A previsão é que as unidades digitais beneficiem mais de 20 mil pessoas por mês, incluindo os seis Telecentros. Além do Panatis, as populações dos bairros de Cidade Nova, Guarapes, Neópolis, Mãe Luiza e o Corpo de Bombeiros, no Tirol, também receberão Telecentros. Segundo Jaqueline Ramalho, todos os serviços oferecidos serão gratuitos.

Objetivos

Os Telecentros Comunitários são espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas. O objetivo principal é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos.