A Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, esclarece à população de Natal, como identificar o verdadeiro agente de endemias (dengue) que visitam os domicílios para controlar e eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti.

O fardamento do agente de endemias é composto de boné branco com identificação da PMN; camisa pólo de mangas curtas de cor azul royal com bolsos com brasão; calça de brim comprida azul royal com logomarca do CCZ/SMS na lateral; sapatos meia bota de couro; bolsa de lona azul estilo carteiro e crachá que possui o mesmo número de identidade – RG.

O CCZ alerta à população de Natal que pessoas estão se passando por falsos agentes de endemias para praticar furtos nos domicílios.

A SMS pede para que ao receber um agente de endemias, tenha o cuidado de solicitar documento de identidade para conferir com o crachá ou telefonar para o Programa Municipal de Controle da Dengue nos números 3232 8237 / 3232 8235, para se certificar.

O agente de endemias tem a função de inspecionar imóveis para detectar e tratar possíveis focos de dengue. Ao entrar nos domicílios o agente de endemias inspecionas todos os cômodos utilizando prancheta, picareta pequena (pesca larva) e pote preto com larvicida.

Ao término da visita, anota as informações no boletim diário que também tem identificação e no papel Febre Amarela e Dengue (FD3) que fica atrás da porta da residência.

O CCZ fica situado na Avenida da Fronteiras, SN, Distrito Sanitário Norte II da cidade.