A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está selecionando 62 médicos para contratos emergenciais ainda este mês. Deste total, 30 serão encaminhados para o Programa de Saúde da Família, o que deve completar o quadro de profissionais do PSF.

“Assumimos a secretaria em janeiro com esse déficit e estamos contratando os profissionais para corrigir essa distorção, pois acreditamos que a atenção básica deve ser prioridade na gestão da Saúde. Os demais profissionais serão encaminhados para as unidades que mais precisam”, ressaltou o secretário Levi Jales.

Pediatras, clínicos gerais, psiquiatras e obstetras estão sendo contratados para começar os trabalhos agora em abril. Com a entrada desses profissionais, serão ao todo 167 novos contratados pela Saúde nos 100 primeiros dias de gestão, já que outros 60 médicos foram chamados no mês de janeiro e 47 enfermeiros concursados no mês de fevereiro.

“Isso mostra que a prefeita Micarla de Sousa, apesar das dificuldades financeiras que encontrou nesse início de gestão com dívidas a pagar e queda nos repasses e no orçamento, está disposta a investir na Saúde que ela elegeu como prioridade”, destaca Jales, que se diz satisfeito com os avanços desses primeiros dias da administração.

No balanço feito pelo secretário, nesses primeiros 100 dias a unidade de saúde de Mãe Luiza foi reaberta, a maternidade Leide Morais se tornou o Hospital da Mulher, o projeto das quatro Unidades de Pronto-Atendimento (UPA\'s) está sendo tocado para construção ainda neste primeiro semestre e o Ministério da Saúde garantiu mais R$ 3 milhões para construir 12 Núcleos de Apoio ao Programa de Saúde da Família.

"Nesses núcleos, teremos a partir desse ano a oferta de seis especialidades médicas em cada um", destacou Levi Jales. "Estamos concluindo os projetos de reforma da Unidade Sandra Celeste, em Cidade Satélite, e vamos iniciar a reforma de 13 unidades que precisam de adaptações para deficientes físicos, e agora vamos competar todas as equipes do PSF. A Saúde está avançando, mas ainda tem muito trabalho pela frente”, avaliou o secretário.