Todas as ações realizadas durante a Semana da Árvore, promovida pela Prefeitura do Natal e encerrada no sábado, 28 de março, ficaram de exemplo e serviram de iniciativa para que a sociedade compartilhe o desejo e a responsabilidade de fazer uma cidade mais arborizada.

A Semana terminou com a realização do projeto Replantar Natal, em que mais de oito mil mudas de plantas foram doadas à população pelas equipes das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos (Semsur) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

As mudas foram distribuídas em três locais da cidade. As equipes das duas secretarias estiveram no Norte Shopping, no Praia Shopping e no largo do Machadão. Foram doadas mudas de aroeira da praia, ipê roxo, ipê amarelo, pau-brasil e cumixá, além de espécies frutíferas como cajueiro, acerola, pitanga, umbu, sapoti, pinha, goiaba e graviola.

O Replantar Natal é uma ação que será realizada em outras oportunidades, ao longo do ano. Segundo a chefe de departamento de Paisagismo da Semsur Melissa Sales, a proposta da secretaria é replantar e plantar a cidade inteira. “A meta da Prefeitura é promover o Plano de Arborização da cidade nos próximos quatro anos, com a distribuição de mais de 800 mil árvores, sendo uma por habitante”, afirma.

Segundo o secretário da Semsur João Bastos, a mensagem mais importante que ficou após a Semana da Árvore é de que a sociedade deve contribuir juntamente com os órgãos executivos para garantir uma cidade melhor e mais saudável. “A participação de todos é fundamental”, acrescentou.

Adote o Verde

O ponto forte da Semana da Árvore foi o lançamento do programa “Adote o Verde”, no qual empresas, associações, ONGs, entidades em geral e até pessoas físicas podem adotar espaços públicos como parques e praças para cuidar de suas árvores, plantas e canteiros.

“Esse projeto é muito importante para Natal. Estamos clamando a sociedade para que ela adote um espaço e possa contribuir para uma cidade mais arborizada, agradável e melhor de viver”, frisou a prefeita Micarla de Sousa, durante o lançamento do programa.

Outro projeto de destaque foi lançado durante a Semana da Árvore. O Inventário Florístico de Natal é um documento que será produzido pela Prefeitura e conterá informações técnicas sobre toda a flora da região e onde as espécies estão localizadas, como forma de apresentar um diagnóstico da arborização da capital. O Inventário deverá ficar pronto em seis meses.

A programação foi toda voltada para educação e conscientização da comunidade para preservar o meio ambiente, através de palestras e debates. Além disso, a população esteve presente em todos os eventos podendo praticar ações como o plantio de mais de 100 árvores em áreas verdes da cidade.