O secretário chefe do Gabinete Civil, Luciano Barbosa e o secretário municipal de Transporte e Trânsito (STTU), Kelps Lima, intermediaram na tarde desta quinta-feira (26), o fim do movimento organizado pelo Sindicato dos Transportes de Passageiros do Rio Grande do Norte (Sitoparn), que paralisou o fluxo de veículos de parte da ponte de Igapó, provocando um grande congestionamento no trânsito.

Após o encontro foi marcada uma nova reunião, com seis representantes do sindicado e os secretários, para às 9h30 desta sexta-feira (27), no Palácio Felipe Camarão. “Comprometemo-nos a intermediar o impasse entre o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) e o Sitoparn. O que não podemos é permitir que a população sofra e seja prejudicada com paralisações como a realizada durante esta quinta-feira pelo sindicato”, afirmou Kelps Lima.

Os proprietários dos transportes alternativos protestaram contra o fato da bilhetagem eletrônica ter a utilização exclusiva por parte dos ônibus do Seturn. “Queremos que seja um bilhete único para as vans e os ônibus”, disse a presidente do Sitoparn, Maria Edileusa de Queiroz. Por causa da bilhetagem o uso de vales transportes foi paralisado, medida que, segundo os sindicalistas, vem provocando demissões e prejuízos financeiros para categoria.

O secretário da STTU lembrou que existe uma decisão judicial que deu ganho de causa aos empresários dos transportes coletivos para que apenas nos ônibus seja utilizada esta bilhetagem eletrônica. “Daremos todo o apoio jurídico necessário aos permissionários dos transportes alternativos para por fim ao impasse, mas não podemos passar por cima de uma decisão da justiça”, afirmou Kelps Lima.

O secretário chefe do Gabinete Civil falou durante a reunião da impossibilidade do município tomar ações imediatas que ponham fim à disputa entre as duas entidades e comemorou a boa vontade dos permissionários dos transportes alternativos. “Agradeço a todos por atenderem nosso pedido, acabando com a paralisação e liberando o fluxo de veículos”, afirmou Luciano.