CESTA BÁSICA REGISTRA AUMENTO DE 0,11%
NA PRIMEIRA SEMANA DE OUTUBRO

O PROCON NATAL divulgou a mais recente pesquisa da cesta básica feita nos supermercados e hipermercados de Natal, constatando aumento médio de 0,11% na primeira semana de outubro, em relação à última semana de setembro. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que fechou o mês de setembro em R$ 371, 21, subiu para R$ 371,63.
A pesquisa é realizada semanalmente pelo PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) Supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais vinte e três (26) subiram e catorze (14) sofreram redução.
O aumento da semana deveu-se, principalmente, aos hortifrútis, que registraram alta de 1,83%, em média, em relação à semana anterior. Os produtos industrializados e semi-elaborados apresentaram leve reajuste de 0,04%, enquanto os produtos de higiene e limpeza caíram 1,0%.
As maiores altas da semana ocorreram na cebola pera (subiu 19,9%), frango congelado (+7,5%), batata doce (+7,1%), batata comum (+7,0%), creme dental de 50g (+5,8%), macarrão com sêmola (+5,5%) e arroz agulhinha tipo 2 (+5,0%).
Por outro lado, dentre os catorze itens que apresentaram variação negativa, destaque para o repolho branco (caiu 9,6%), sabonete comum (-8,6%), chuchu (-7,3%), jerimum leite (-7,1%), biscoito “cream cracker” (-3,7%), carne bovina de 1ª (-3,5%) e açúcar cristalizado (-3,4%).

CUSTO DA CESTA BÁSICA POR ESTABELECIMENTO

Segundo ponderação dos técnicos do PROCON NATAL, a cesta básica mais barata no dia da pesquisa era a do supermercado SERVEBEM – CIDADE DA ESPERANÇA (R$ 334,88).
A diferença percentual entre o maior valor e o menor valor da cesta básica nos diversos estabelecimentos é de 18,2% (maior valor: R$ 395,87; menor valor: R$ 334,88), correspondendo a R$ 60,99 (sessenta reais e noventa e nove centavos).
Seguem, abaixo, o “ranking” dos estabelecimentos nesta semana:

CUSTO DA CESTA BÁSICA POR ESTABELECIMENTO (06/10/11)

ESTABELECIMENTO                                                           R$
SERVEBEM – CIDADE DA ESPERANÇA                     334,88
NORDESTÃO – AV. SALGADO FILHO                          353,60
NORDESTÃO – CIDADE JARDIM                                  354,06
NORDESTÃO – ZONA NORTE                                       355,30
COMPREBEM – CIDADE DA ESPERANÇA                 372,46
EXTRA – AV. ROBERTO FREIRE                                   373,93
HIPER BOMPREÇO – LAGOA NOVA                             383,47
DA TERRA – ALECRIM                                                     383,47
HIPER BOMPREÇO – PONTA NEGRA                         379,30
CARREFOUR – ZONA NORTE                                       384,03
EXTRA – MIDWAY MALL – LAGOA NOVA                      389,20
CARREFOUR – ZONA SUL                                             395,87

AS TABELAS COMPLETAS COM PREÇOS POR PRODUTO E ESTABELECIMENTO ESTÃO À DISPOSIÇÃO DOS INTERESSADOS NA PÁGINA DO PROCON NATAL NA INTERNET: www.natal.rn.gov.br/procon.

LAILSON VIEIRA DE MEDEIROS
Diretor Geral do PROCON NATAL