Pela segunda semana consecutiva, o custo do cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal apresenta variação positiva. Nesta semana, os preços subiram, em média, 0,10% em relação à semana passada. Nas últimas quatro semanas, porém, a variação acumulada é negativa (-0,59%). O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que era de R$ 325,59, aumentou para R$ 325,90.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais vinte e três (23) subiram esta semana, e dezessete (17) sofreram redução.

Os produtos industrializados e semi-elaborados subiram 0,10%, assim como os legumes, frutas e verduras, que também subiram, em média, 0,10%. Já os produtos de higiene e limpeza registraram ligeira redução de 0,01%.
Os maiores aumentos da semana foram observados na laranja pera (subiu 16,0%), filé de merluza congelado (+12,9%), tomate (+8,0%), creme dental de 50g (+6,2%), carne bovina de 1ª (+4,6%), macaxeira (+4,5%) e margarina vegetal de 250g (+3,7%).

Por outro lado, dentre os produtos que registraram redução de preço nesta terceira semana de agosto, destaque para a cebola pera (caiu 25,9%), batata comum (-18,6%), feijão carioquinha tipo 1 (-17,2%), repolho branco (-8,4%), macarrão com sêmola (-7,1%) e arroz agulhinha tipo 2 (-6,7%).

CUSTO DA CESTA BÁSICA POR ESTABELECIMENTO
Segundo ponderação dos técnicos do PROCON NATAL a cesta básica mais barata é a do hipermercado EXTRA – AV. ENGº. ROBERTO FREIRE (R$ 287,00). A diferença entre o maior e o menor custo da cesta básica entre os estabelecimentos pesquisados é de 25,5% (o que equivale a R$ 73,20).

Dos doze (12) estabelecimentos pesquisados pelo PROCON NATAL, cinco (5) registraram variação positiva e oito (8), variação positiva. O maior aumento ocorreu no Extra – Midway Mall (+4,0%), e a maior redução foi observado no Hiper Bompreço – Ponta Negra (-2,7%).