A Copa do Mundo 2010, a ser realizada na África do Sul a partir de 11 de junho, desperta grande interesse do público brasileiro em geral, levando a um aquecimento natural nas vendas de televisores no comércio local. Além disso, as novas tecnologias e os novos modelos de equipamentos provocam desejos nos consumidores, ávidos por aparelhos de melhor qualidade e com mais recursos técnicos.

Pensando nisso, o PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES) da Prefeitura Municipal do Natal – com o intuito de auxiliar os consumidores natalenses em suas compras – realizou pesquisa no segmento de televisores, junto a 23 lojas (hipermercados e lojas especializadas), entre os dias 17 e 21/05/10.
Uma das conclusões é a mesma detectada em todas as pesquisas realizadas pelo órgão: a ordem é pesquisar, pois as diferenças de preços entre as lojas são grandes, superando os 80%.

Outra constatação é que os consumidores devem dar preferência para compras à vista, porque, através de negociação podem conseguir descontos de até 20%. Ressalte-se que os preços considerados na coleta de dados e ora divulgados, referem-se a preços normais, sem eventuais descontos.

MAIORES VARIEDADES E MELHORES PREÇOS

O PROCON NATAL pesquisou preços de 32 produtos, de marcas e modelos variados, abrangendo televisores de 14” até 42”, de quatro tipos de tecnologias: CRT, Plasma, LCD e LCD/LED. Foram também incluídos na pesquisa aparelhos de TV com receptor digital, ou seja, já apropriadas para sinais digitais.

Os estabelecimentos pesquisados foram: Carrefour (Zona Sul e Zona Norte), Hiper Bompreço (Ponta Negra e Lagoa Nova), Extra (Midway Mall e Capim Macio), Insinuante (Midway Mall, Via Direta, Cidade Jardim e Zona Norte), Lojas Maia (Centro e Cidade Jardim), Rabelo (Alecrim e Midway Mall), City Lar (Centro e Alecrim), Laser Eletro (Midway Mall e Alecrim), Atacadão dos Eletros (Centro e Alecrim), Eletro Shopping (Alecrim), Maré Mansa (Alecrim) e Nagem (Midway Mall).

1. Lojas com maior variedade de produtos (da lista pesquisada):
 1º) Eletro Shopping – Alecrim (foram encontrados 75% dos produtos pesquisados)
 2º) Rabelo – Midway Mall (69%)
 3º) Extra – Midway Mall (69%)
 4º) Rabelo – Alecrim (66%)

2. Lojas com maior número relativo de produtos mais baratos:
 1º) Eletro Shopping – Alecrim (54,2% dos produtos encontrados estavam com preços mais baixos do que a concorrência)
 2º) Laser Eletro – Alecrim (30,0%)
 3º) Hiper Bompreço – Lagoa Nova e Ponta Negra (26,7%)

DIFERENÇAS DE PREÇOS CHEGAM A 84%

A coleta de preços obedeceu ao critério de anotar o preço no dia da pesquisa, mesmo com eventuais “promoções”. Assim, os preços ora divulgados podem continuar em vigor ou não – as listas completas estão à disposição dos consumidores no site do PROCON NATAL, e na sede do Órgão, na Central do Cidadão de Ponta Negra – o que não permite afirmar que as grandes diferenças de preços entre as lojas vão continuar ocorrendo. Daí a necessidade de se pesquisar.

Segundo a pesquisa apurou, as diferenças chegam a mais de 80%. Num aparelho de TV Samsung CRT de 29 polegadas, que custa entre R$ 459,90 e R$ 850,00, o consumidor pode economizar um valor aproximado ao preço de outro televisor igual (diferença de 84,8%). O preço de um televisor Samsung LDC/LED, receptor digital, de 42 polegadas varia de R$ 2.800,00 a R$ 4.999,00 (diferença de 78,5%).

No caso das TVs com receptor digital, o consumidor não precisa adquirir o conversor porque já faz parte do equipamento, apenas antena de UHF. Para estes equipamentos as diferenças também são grandes. Num aparelho de TV SAMSUNG 32” LCD HDTV Ready, com receptor digital, os preços variam de R$ 1.550,00 até R$ 2.199,00, ou seja, uma diferença de R$ 649,00 (41,87%). Em outro, também da marca SAMSUNG 40”, LCD/LED Full HD com receptor digital, o menor preço é R$ 3.790,00 e o maior, R$ 4.999,00, ou seja, uma diferença de R$ 1.209,00 (31,9%). (confira na tabela a seguir).

CUIDADOS

Mas o consumidor deve ficar atento, também, às taxas de juros, para compras feitas à prazo, através de carnê ou cheque pré-datado, já que, nestes casos, a loja utiliza um financeira para financiar a compra do consumidor.
O consumidor deve exigir todas as informações na loja, tais como:
 1) qual é a financeira;
 2) qual a taxa de juros que vai pagar e quantas parcelas;
 3) qual o valor total a prazo;
 4) qual a garantia do produto;
 5) em caso de necessidade de troca (defeito ou vício), qual o prazo oferecido para trocas na própria loja;
 6) não esqueça de pedir a NOTA FISCAL.

De maneira geral, nos planos para pagamentos a prazo que envolvem financeiras, os juros são maiores. Já as que têm financiamento próprio ou trabalham com cartão próprio – caso dos hipermercados – os juros são menores e a compra pode ser parcelada sem acréscimo do valor total. Lembre-se: o preço a ser pago através de cartão de crédito – para o vencimento – deve ser o mesmo do preço à vista;

As tabelas completas com dados por produto e estabelecimento estão à disposição dos consumidores e demais interessados na sede do Procon Natal, na CENTRAL DO CIDADÃO (Av. Engº Roberto Freire, 8790 – Ponta Negra – Praia Shopping), tel. 232-9050/9051. Elas também estão disponíveis para download na seção "Pesquisa de Preço" do site.