Dando continuidade à ação de fiscalização dos bancos que teve início na semana passada, e que planeja fiscalizar todas as 79 agências da cidade, Norivaldo Falcão, Chefe do Setor de Fiscalização do Instituto Procon Natal, se dirigiu com um grupo de 3 fiscais à mais duas agências no início da tarde de ontem.

Desta vez foram as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal da Av. Engº Roberto Freire. No Banco do Brasil, o primeiro a ser fiscalizado, o tempo de espera não estava além do prazo no geral (um dos clientes se queixava de ter esperado mais de 1 hora na fila, mas em regime de exceção), todavia o banco cometeu a falta grave de entregar fichas sem o horário de entrada do cliente na fila. Tampouco havia menção aos tópicos da Lei 5.671 de 2005

Já na Caixa Econômica, que estava com filas pequenas, com tempo de espera em torno dos 12 minutos, os tópicos da Lei estavam expostos mas, além da letra pequena, seu texto estava em local pouco visível. A própria Lei 5.671 determina que os bancos devem expor seu conteúdo em todas as suas agências, para garantir que o cliente esteja ciente dos seus termos e possa exigir seu cumprimento.

“Estamos muito otimistas com o progresso das ações de fiscalização. Acreditamos que estamos avançando em um ritmo bom, que só tende a aumentar nas próximas semanas. Nossas ações estão garantindo não apenas o cumprimento da Lei [5.671], mas também a conscientização dos consumidores sobre seus direitos.” resumiu Norivaldo Falcão.